sábado, 11 de julho de 2015

XV DOMINGO DO TEMPO COMUM

As leituras da liturgia dominical de hoje desafiam-nos a sermos missionários nos nossos dias, em todo e qualquer local em que vivermos, nos deslocarmos, ou visitarmos, isto é, onde quer que estivermos. É um apelo à missão que é feito, a cada crente, através da Palavra proclamada.


Na 1ª leitura (Amós 7,12-15.) o profeta Amós, guardador de rebanhos, é enviado por Deus a profetizar ao povo de Israel,em Betel. E, da natureza o desconcerto, ao ouvi-lo é o sacerdote que o manda embora. Estranho, Amasias, o sacerdote de Betel, devia ser o primeiro a agradecer a vinda do profeta Amós. Necessitamos sempre de estar vigilantes e dar atenção àqueles que nos anunciam a Boa Nova do Evangelho, aos que apelam à conversão de coração, à atenção aos mais pobres, desfavorecidos e abandonados. 


Na 2ª leitura (Efésios 1,3-14. ) S. Paulo canta as maravilhas do amor de Deus por cada ser humano, por Si criado com um amor infinito. Com quanto amor nos criou o nosso Deus! Às vezes ainda me surpreendo como é que Deus conhecendo, como só Ele pode conhecer, até onde vai o coração de cada ser humano, mesmo assim arrisca tanto em nós: em Jesus ( e a que preço!) fomos constituídos também Seus filhos, Seus herdeiros. Nunca, mas mesmo nunca nos abandona. Ele está sempre em nós, habita-nos mesmo. Como nos ama!
E, em relação a esta leitura sinto-me interpelada a fazer um ato de fé: sim,eu creio que um dia, na plenitude dos tempos Deus será tudo em todos.

No evangelho percebemos que é o Senhor quem escolhe e envia em missão. E quando envia os discípulos dois a dois, em comunhão com a comunidade a partir da qual são enviados, pede-lhes um desprendimento total, um coração completamente livre para se encher de Deus e só do Seu Amor. Só n'Ele reside a força do missionário, do verdadeiro profeta, e se assim for, veremos as obras do Senhor.

"Naquele tempo, Jesus chamou os doze Apóstolos e começou a enviá-los dois a dois. Deu-lhes poder sobre os espíritos impuros e ordenou-lhes que nada levassem para o caminho, a não ser o bastão: nem pão, nem alforge, nem dinheiro; que fossem calçados com sandálias, e não levassem duas túnicas. Disse-lhes também: «Quando entrardes em alguma casa, ficai nela até partirdes dali.  E se não fordes recebidos em alguma localidade, se os habitantes não vos ouvirem, ao sair de lá, sacudi o pó dos vossos pés como testemunho contra eles». Os Apóstolos partiram e pregaram o arrependimento, expulsaram muitos demónios, ungiram com óleo muitos doentes e curaram-nos."
Mc 6,7-13. 
Senhor eu te louvo e bendigo pelo Teu Amor infinito por cada ser humano. Bendito e louvado sejas hoje e sempre pelos séculos sem fim.

Sem comentários:

Enviar um comentário