sábado, 4 de julho de 2015

XIV DOMINGO DO TEMPO COMUM


As três leituras de hoje fazem-nos refletir sobre o que é ser profeta e alertam-nos para as consequências do exercício desta missão ontem, mas também hoje. O verdadeiro profeta é Jesus, mas n'Ele hoje todo o batizado é chamado a ser anunciador do Reino de Deus.


Na 1ª leitura (Ez 2, 2-5) o profeta Ezequiel recebe a missão de anunciar o amor de Deus ao povo de Israel, que se tinha revoltado contra o Senhor. Se não é fácil anunciar Deus a quem nunca d'Ele ouviu falar, muito mais difícil é falar em Seu nome a quem está contra Ele. Foi o que aconteceu a Ezequiel, que mesmo assim se dispôs a fazer o que o Senhor lhe pediu, quer o escutassem, ou não. Como deve ter sido difícil ! Mas Ezequiel, confiando no Senhor, cumpriu a sua missão. 


S.Paulo, na 2ª leitura (2Cor 12, 7-10)  revela-nos que quando é fraco e todo se abandona nos braços de Deus, então é que é forte, pois fica livre para que Deus seja tudo nele. Este é o segredo de Paulo: «Basta-te a minha graça, porque é na fraqueza que se manifesta todo o meu poder»

Deixarmo-nos repassar totalmente pelo amor de Deus é o desafio que Paulo hoje nos deixa. 

Jesus, o verdadeiro Profeta, mostra-nos como é difícil ser profeta na sua própria terra.

"Naquele tempo, Jesus dirigiu-Se à sua terra e os discípulos acompanharam-n’O. Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Os numerosos ouvintes estavam admirados e diziam: «De onde Lhe vem tudo isto? Que sabedoria é esta que Lhe foi dada e os prodigiosos milagres feitos por suas mãos? Não é Ele o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? E não estão as suas irmãs aqui entre nós?». E ficavam perplexos a seu respeito. Jesus disse-lhes: «Um profeta só é desprezado na sua terra, entre os seus parentes e em sua casa». E não podia ali fazer qualquer milagre; apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. Estava admirado com a falta de fé daquela gente. E percorria as aldeias dos arredores, ensinando."
Mc 6, 1-6 

No entanto, Jesus, no evangelho de hoje, propõe-nos isso mesmo, sermos profetas onde vivemos, trabalhamos, ou nos relacionamos. Seja qual for o local em que nos encontremos somos convidados a ser como S.Paulo, permeáveis ao amor de Deus, para que Jesus se comunique, através de nós, àqueles que connosco convivem e O procuram das mais variadas formas. 


Ajuda-me Senhor Jesus a confiar sempre e totalmente em Deus, a deixar-me embeber completamente por Ele.

Sem comentários:

Enviar um comentário