sábado, 20 de junho de 2015

 XII DOMINGO DO TEMPO COMUM




As leituras deste domingo desafiam-nos a ver em Jesus, a presença amorosa de Deus no meio de nós. N'Ele Deus faz-se presente no meio das nossas dificuldades, confusões, alegrias, tempestades,em suma, em todos os momentos da nossa vida. Nunca, mas mesmo nunca, nos deixa sozinhos. Apesar de muitas vezes não nos apercebermos da sua presença ele está sempre connosco. 






Na 1ªleitura (Job 38, 1.8-11) o Senhor, em conversam com Job, revela-lhe a  dimensão e a sabedoria do seu poder criador, diz-lhe que fixa os limites do mar e controla as forças da tempestade, como confirmamos no Evangelho. 




Na 2ª leitura S.Paulo relembra-nos que Cristo morreu por cada um de nós e n'Ele fomos renovados, somos novas criaturas, 


Irmãos: O amor de Cristo nos impele, ao pensarmos que um só morreu por todos e que todos, portanto, morreram. Cristo morreu por todos, para que os vivos deixem de viver para si próprios, mas vivam para Aquele que morreu e ressuscitou por eles. Assim, daqui em diante, já não conhecemos ninguém segundo a carne. Ainda que tenhamos conhecido a Cristo segundo a carne, agora já não O conhecemos assim. Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura. As coisas antigas passaram: tudo foi renovado. 
2 Cor 5, 14-17




No Evangelho de S.Marcos (Mc 4, 35-41) temos a confirmação do que nos foi anunciado na 1ªleitura: Jesus acalma a tempestade, o vento e o mar obedecem-lhe. Jesus é Deus que veio até nós, se torna presente junto dos discípulos e com eles vai naquele barco e atende o seu pedido. Nos nossos dias Jesus continua a conduzir  esta barca, que é a Igreja, e faz-se presente nas nossas vidas em todo e qualquer momento que vivamos. Habita-nos, faz-se um com cada um de nós. É assim o nosso Deus.



Senhor, que eu nunca duvide do Teu amor por cada um de nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário