sábado, 6 de junho de 2015

SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO


Hoje é dia de festa "maior" na Igreja, pois festejamos o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Eucaristia é o milagre do Amor de Deus, em que Jesus se torna verdadeiramente presente no pão e no vinho oferecidos e colocados no altar sagrado, quando sobre eles o sacerdote invoca do Pai o Espírito Santo. É Jesus, o Filho de Deus, que nos diz: sou eu que estou aqui, vivo, ressuscitado, no meio de vós, neste vinho e neste pão partido que se reparte e chega a todos os que, de coração sincero, me querem receber e assim estarei sempre convosco até ao fim dos tempos. Nunca compreenderemos o mistério de Deus, mas percebemos muito bem que Deus nos ama infinitamente. A Eucaristia é a prova desse Amor inesgotável pela nossa humanidade e poder participar nela é uma graça sem fim.


As leituras de hoje falam-nas da Aliança entre Deus e os homens, levando-nos a perceber a diferença entre a Nova e a Antiga Aliança.

Na 1ªleitura (Ex 24,3-8) Moisés asperge o povo e o altar com o sangue das vítimas. O sangue, que é vida, indica que a aliança é vital e quando é derramando sobre o altar e sobre o povo, indica que entre o povo e Deus há comunhão.


Na 2ª leitura  (Hb 9,11-15) S .Paulo explica-nos que o Sangue derramado de Cristo sela uma Aliança nova e definitiva entre Deus e a humanidade. Desafia-nos a acreditarmos que em Jesus a Aliança é um sacrifício definitivo, que não se repetirá, só se atualizará continuamente na Eucaristia. 


O Evangelho transpõe-nos para um tempo que ainda está muito presente em nós, quinta feira santa,  em que vivemos com Jesus e os discípulos a Última Ceia. É um momento único da história da humanidade em que Cristo, se oferece para a imolação, operando a libertação integral e definitiva do homem. Doa a sua vida como sacrifício da Nova Aliança e ratifica essa Aliança definitiva entre Deus e os homens através do seu sangue.


"No primeiro dia dos Ázimos, em que se imolava o cordeiro pascal, os discípulos perguntaram a Jesus: «Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?». Jesus enviou dois discípulos e disse-lhes: «Ide à cidade. Virá ao vosso encontro um homem com uma bilha de água. Segui-o e, onde ele entrar, dizei ao dono da casa: «O Mestre pergunta: Onde está a sala, em que hei de comer a Páscoa com os meus discípulos?». Ele vos mostrará uma grande sala no andar superior, alcatifada e pronta. Preparai-nos lá o que é preciso». Os discípulos partiram e foram à cidade. Encontraram tudo como Jesus lhes tinha dito e prepararam a Páscoa. Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, recitou a bênção e partiu-o, deu-o aos discípulos e disse: «Tomai: isto é o meu Corpo». Depois tomou um cálice, deu graças e entregou-lho. E todos beberam dele. Disse Jesus: «Este é o meu Sangue, o Sangue da nova aliança, derramado pela multidão dos homens. Em verdade vos digo: Não voltarei a beber do fruto da videira, até ao dia em que beberei do vinho novo no reino de Deus». Cantaram os salmos e saíram para o monte das Oliveiras."
Mc 14, 12-16.22-26 

Obrigada Senhor pelo dom da Eucaristia. A Ti louvor, honra e glória, hoje e sempre, pelos séculos sem fim.

Sem comentários:

Enviar um comentário