sábado, 23 de maio de 2015

SOLENIDADE DO PENTECOSTES 


Hoje é dia de festa "maior" na Igreja, pois é o Domingo de Pentecostes, em que celebramos o nascimento da Igreja. Com esta festa termina o tempo pascal, o grande dia de Páscoa e reinicia-se o tempo comum.
Na 1ªleitura sentimos a ação do Espírito Santo nos discípulos e vemos como se transformam em anunciadores destemidos da Boa Nova do Evangelho, junto dos habitantes de Jerusalém. É com surpresa que percebemos que, embora Jerusalém fosse uma cidade cosmopolita, com pessoas das mais variadas proveniências, falando idiomas diferentes, todos entendiam, o que os discípulos diziam, na sua própria língua. De facto o Espírito Santo faz-se entender em todas as línguas, inunda todos os corações, seja qual for o país de que são originários. O Espírito Santo chega até aos confins do mundo e todos os que lhe abrem o coração O entendem. A linguagem do Espírito Santo é universal, é a linguagem do Amor de Deus.


"Irmãos: Ninguém pode dizer «Jesus é o Senhor» a não ser pela ação do Espírito Santo. De facto, há diversidade de dons espirituais, mas o Espírito é o mesmo. Há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Em cada um se manifestam os dons do Espírito para o bem comum. Assim como o corpo é um só e tem muitos membros e todos os membros, apesar de numerosos, constituem um só corpo, assim também sucede com Cristo. Na verdade, todos nós – judeus e gregos, escravos e homens livres – fomos batizados num só Espírito, para constituirmos um só Corpo. E a todos nos foi dado a beber um único Espírito."

1 Cor 12, 3b-7.12-13

S.Paulo leva-nos a reviver o nosso batismo e a reencontrar aí, no Espírito Santo que recebemos, o fundamento do nosso ser comunidade. Só pela ação do Espírito Santo somos capazes de ver no outro, a imagem de Deus e amá-lo como o Senhor o ama, pois é Ele que o ama em nós. Formaremos um só Corpo, partilhando com os outros os dons que Deus nos dá, sempre em ordem ao bem comum.


No Evangelho S. João desafia-nos a viver todo o tempo ( Páscoa, Pentecostes,...) numa mesma confiança em Jesus Ressuscitado, deixando-nos conduzir pelo seu Santo Espírito. É pela ação do Espírito Santo que recebemos a Paz de Jesus e seremos anunciadores do Amor de Deus por todos e cada homem.

Mandai Senhor o Vosso Espírito sobre os nossos corações e acendei neles o fogo do Vosso Amor.

Sem comentários:

Enviar um comentário