sábado, 11 de abril de 2015

II DOMINGO DA PÁSCOA
DIVINA MISERICÓRDIA

Neste domingo da Misericórdia, o segundo da Páscoa, instituído por João Paulo II, os textos da liturgia facilmente remetem para a misericórdia de Deus que, em Jesus Cristo nos gera para uma vida nova. É por amor que Deus nos dá Jesus; é por amor que que no-Lo devolve vivo; é por amor que assiste a Sua Igreja pelo Espírito Santo.
Pe. Manuel Gonçalves


"A ressurreição é algo de novo que nos ultrapassa. Vem de Deus, da eternidade, mas deixa marcas na história, esbarra connosco. A partir do primeiro dia da semana,tempo novo de graça e de salvação, as mulheres, os discípulos, todos os que se deixam encontrar pelo Ressuscitado transformam as suas vidas e assumem-se como verdadeiras testemunhas da boa notícia da ressurreição que nos aproxima e irmana, para sermos um só povo." 
D.António Couto, bispo de Lamego 


Neste domingo as leituras levam-nos a refletir sobre as consequências da ressurreição de Jesus nas vidas de ontem, de hoje, de sempre.  Foi assim com os primeiros discípulos e continua a ser o mesmo connosco, hoje em dia, pois também nós somos desafiados a fazer como Jesus fez.

"A multidão dos que haviam abraçado a fé tinha um só coração e uma só alma; ninguém considerava seu o que lhe pertencia, mas tudo entre eles era comum.
Os Apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus com grande poder e gozavam todos de muita simpatia. 
Não havia entre eles qualquer necessitado, porque todos os que possuíam terras ou casas vendiam-nas e traziam o produto das vendas, que depunham aos pés dos Apóstolos, e distribuía-se então a cada um conforme a sua necessidade." 
At. Ap. 4,32-35. 



No Evangelho (João 20,19-31), Tomé não estava com os outros discípulos, na comunidade, quando Jesus apareceu da 1ª vez, e depois não acreditou no que lhe foi contado, nem na palavra de Jesus, nem na dos colegas. Mas quando Jesus reaparece, com ele presente, então faz um verdadeiro ato de fé:"Meu Deus e meu Senhor". Disse-lhe Jesus: «Porque Me viste acreditaste: felizes os que acreditam sem terem visto». É na comunidade, com Jesus no meio deles ,que se dá esta reintegração de Tomé. A fé tem dimensão individual, mas também comunitária. Só em conjunto, uns com os outros, encontramos Jesus, crescemos na esperança, na caridade e fortalecemos a nossa fé. 


Eu creio Senhor, que és Jesus o Filho de Deus, que ressuscitou e vive no meio de nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário