domingo, 22 de março de 2015

V DOMINGO DA QUARESMA



Hoje foi dia de Peregrinação Diocesana a Fátima!

Jesus vai-se aproximando da hora para a qual veio, do momento da sua entrega total ao Pai, por amor, porque nos quer salvar a todos e a cada um de nós. Estamos cada vez mais perto do grande dia da Páscoa.


As leituras deste domingo situam-nos na Aliança que Deus fez com o seu povo e faz, também hoje, com cada um de nós: "Hei-de imprimir a minha lei no íntimo da sua alma e gravá-la-ei no seu coração. Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo." Jer 31,31-34. 

Na 2ªleitura percebemos, através do que S.Paulo nos diz, que em Jesus se cumpriu verdadeiramente a Aliança de Deus com a humanidade.

"Nos dias da sua vida mortal, Cristo dirigiu preces e súplicas, com grandes clamores e lágrimas, Àquele que O podia livrar da morte, e foi atendido por causa da sua piedade. 
Apesar de ser Filho, aprendeu a obediência no sofrimento.
 
E, tendo atingido a sua plenitude, tornou-Se, para todos os que Lhe obedecem, causa de salvação eterna."
 

Carta aos Hebreus 5,7-9.


No Evangelho somos convidados a contemplar Jesus que sela a Nova Aliança, com o seu próprio sangue, na Cruz.
"...
«Senhor, nós queríamos ver Jesus». 
...

Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto. 
Quem ama a sua vida, perdê-la-á, e quem despreza a sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna.
 
Se alguém Me quiser servir, que Me siga, e onde Eu estiver, ali estará também o meu servo. E se alguém Me servir, meu Pai o honrará.
 
Agora a minha alma está perturbada. E que hei-de dizer? Pai, salva-Me desta hora? Mas por causa disto é que Eu cheguei a esta hora.
 
Pai, glorifica o teu nome». Veio então do Céu uma voz que dizia: «Já O glorifiquei e tornarei a glorificá-l’O» ..."
João 12,20-33.


Senhor, converte-me para que também eu possa ver-Te. 

Sem comentários:

Enviar um comentário