sábado, 14 de março de 2015

IV Domingo da Quaresma


Hoje as leituras falam-nos da caminhada que Deus faz com o povo escolhido. É um pouco à semelhança do que acontece na nossa caminhada quaresmal. Nela há momentos de infidelidade em que, apesar do pecado dos homens, Deus não abandona o seu povo, mas tem também alturas em que os homens abrem o coração a Deus, que os reconduz à terra prometida (2Cr 36,14-16.19-23). São estes últimos que nos possibilitam o encontro com Deus, nosso Salvador.


"Irmãos: Deus, que é rico em misericórdia, pela grande caridade com que nos amou, a nós, que estávamos mortos por causa dos nossos pecados, restituiu-nos à vida com Cristo – é pela graça que fostes salvos, e com Ele nos ressuscitou e com Ele nos fez sentar nos Céus.
Assim quis mostrar aos séculos futuros a abundante riqueza da sua graça e da sua bondade para connosco, em Jesus Cristo. De facto, é pela graça que fostes salvos, por meio da fé. A salvação não vem de vós: é dom de Deus. Não se deve às obras: ninguém se pode gloriar. Na verdade, nós somos obra de Deus, criados em Jesus Cristo, em vista das boas obras que Deus de antemão preparou, como caminho que devemos seguir." 

Ef 2,4-10.

Nesta 2ªleitura S.Paulo explica-nos que a salvação é dom de Deus, que foi por Cristo e em Cristo que fomos salvos. Mais uma vez, mostra-nos quão grande é amor de Deus por nós!





No Evangelho (Jo 3,14-23) S.João revela-nos Jesus como Salvador . Diz-nos que a missão de Cristo no mundo e na história é salvar e não condenar. Conta-nos tudo isto enquadrado no diálogo de Jesus com Nicodemos, que nas  "trevas da noite", vem falar com Jesus à procura de "Luz". No final, descreve o projeto de Salvação de Deus: "Deus amou de tal modo o mundo que lhe deu o seu próprio filho e este não veio para julgar o mundo, mas para o salvar". 


Concede-me Senhor o dom da conversão.

Sem comentários:

Enviar um comentário