sábado, 7 de março de 2015

III Domingo da Quaresma


As leituras de hoje conduzem-nos a Jesus, o novo Templo e a nova Lei.
E nesta caminhada quaresmal, na 1ª leitura, é com Moisés que percebemos qual o melhor caminho para chegarmos a Deus: cumprindo a lei. Mas à luz do Evangelho esta lei é para libertar e não para aprisionar. Não basta obedecer a uma série de preceitos, é preciso ir muito para além disso, pois, só abrindo verdadeiramente o coração a Jesus, Deus será o nosso único amor e, n'Ele, a Sua misericórdia se estenderá a toda a humanidade. Então sim, tudo se cumprirá segundo a vontade de Deus  e a Sua Aliança connosco, já restabelecida por Jesus, será um realidade nos nossos dias. Continuemos a caminhar, não desanimemos. Com Jesus é possível vencer todos os obstáculos. Entreguemo-nos nas suas mãos!


Na 2ª leitura S.Paulo explica-nos que o projeto de salvação radica na Cruz de Cristo. É aí, quando a nossa alma contempla Jesus na árvore da vida, que é a Cruz, que tudo ganha uma nova dimensão e nos sentimos tão pequeninos, mas ao mesmo tempo tão amados por Deus. 

"Irmãos: Os judeus pedem milagres e os gregos procuram a sabedoria.  Quanto a nós, pregamos Cristo cruficado, escândalo para os judeus e loucura para os gentios; mas para aqueles que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é poder e sabedoria de Deus. Pois o que é loucura de Deus é mais sábio do que os homens, e o que é fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. " 

1ª Cor1,22-25


No Evangelho Jesus convida-nos a "expulsar" do coração tudo o que nos afasta de Deus. Tal como aprendemos, o 1º mandamento é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.


Ensina-me, Senhor Jesus, a ter Deus como o meu único amor.

Sem comentários:

Enviar um comentário