quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

SANTA  MARIA, MÃE DE DEUS


Hoje celebramos três  evocações: a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, o primeiro dia do novo ano civil e, a partir de 1968, o Dia Mundial da Paz, em que o papa Paulo VI propôs que neste dia se rezasse pela paz no mundo. 



No início do ano de 2015, na 1ªleitura começamos por invocar e receber as bênçãos de Deus para o novo ano: 

"O Senhor disse a Moisés: Fala a Aarão e aos seus filhos e diz-lhes: Assim abençoareis os filhos de Israel, dizendo:'O Senhor te abençoe e te proteja.O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e te seja favorável.O Senhor volte para ti os seus olhos e te conceda a paz'.Assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel, e Eu os abençoarei."
Nm 6,22-27


Na solenidade de Maria, Mãe de Deus, somos convidados a contemplar Aquela que toda se entregou ao projeto amoroso de Deus em  favor desta humanidade: o envio ao mundo do Seu próprio Filho para redenção do Homem. N'Ele todos e cada um de nós já não é escravo, mas  filho de Deus, como nos diz S.Paulo na 2ªleitura (Gl 4,4-7)


O Evangelho (Lc 2, 16-21.) coloca-nos no presépio e na continuação da contemplação do mistério do Menino Deus. Revemo-nos nos pastores que vão visitar o menino que nasceu e saem louvando a Deus pelas maravilhas que n'Ele identificam, como sendo as que lhes foram anunciadas. São os primeiros anunciadores da boa nova! Surpreendemo-nos com a atitude da Mãe, que guardava no seu coração todos os acontecimento misteriosos que vivia e presenciava. Oramos com  José e Maria, todos entregues a Deus, que em silêncio meditavam e interiorizavam o mistério do nascimento do Salvador: "O Verbo fez-se carne e habitou entre nós".


"O Senhor nos abençoe e nos proteja.O Senhor faça brilhar sobre nós a sua face e nos seja favorável.O Senhor volte para nós os seus olhos e nos conceda a paz". Amen

Sem comentários:

Enviar um comentário