sábado, 24 de janeiro de 2015

III Domingo do Tempo Comum


Regra geral a ligação entre a primeira leitura e o evangelho é fácil de perceber, mas na liturgia da palavra deste 3º domingo, senti dificuldades em ver qual era o tema comum. Efetivamente S. Marcos no evangelho continua com a temática do chamamento dos primeiros apóstolos e, na 1ª leitura, o profeta Jonas fala-nos da conversão dos habitantes de Nínive. Então qual a relação entre estas duas leituras?


Na 1ª leitura o apelo à conversão, feito pelo profeta Jonas, foi escutado pelo ninivitas:
"Os habitantes de Nínive acreditaram em Deus, proclamaram um jejum e revestiram-se de saco, desde o maior ao mais pequeno." (Jn 3,1-5.10)



No evangelho é Jesus quem faz esse apelo e são os primeiros apóstolos quem aceita o convite e O segue:
"Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a proclamar o Evangelho de Deus, dizendo: Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho. 
Caminhando junto ao mar da Galileia, viu Simão e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. Disse-lhes Jesus: "Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens". Eles deixaram logo as redes e seguiram Jesus. 
Um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam no barco a consertar as redes; e chamou-os. Eles deixaram logo seu pai Zebedeu no barco com os assalariados e seguiram Jesus. "

S. Mc1,14-20. 
Conclusão: nas duas leituras foi feito apelo à conversão de coração e ambas apresentam respostas positivas. Assim, os que nos precederam na fé, contribuiram para que chegasse até nós a certeza do Amor de Deus por todos e por cada ser humano. Basta abrir o coração e dizer um sim contínuo, verdadeiro e consequente a Deus.


E é sempre assim, quando alguém abre o coração e se deixa atrair pelo Amor de Deus, nada fica igual. Deus todo se dá a quem n'Ele confia e se lhe entrega, sem colocar entraves de qualquer espécie. 
Hoje o Senhor continua a chamar cada um de nós, que recebeu o sacramento do batismo. Lá, no nosso local de trabalho, na nossa família, na comunidade de que fazemos parte, Jesus continua a convidar-nos a dar testemunho do Amor infinito de Deus, por cada uma das suas criaturas. A uns é pedido que deixem tudo para O anunciarem, a outros que permaneçam, mas a entrega pedida é sempre total, para que o Reino cresça e um dia, na plenitude dos tempos, Deus seja tudo em todos.


Dá-nos a graça de sermos sempre fiéis ao batismo, ao chamamento que de Ti recebemos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário