sábado, 17 de janeiro de 2015



II Domingo do Tempo Comum


Neste domingo as leituras convidam-nos a escutar o chamamento de Deus. Na 1ª leitura percebemos, através de Samuel (1Sam 3,3b-10.19), que Deus quer encontrar-se com cada um de nós, mas como andamos distraídos, ou demasiado ocupados, não conseguimos escutá-Lo. Só que que Deus nunca desiste, continua a insistir até O identificarmos e, quando o sentimos connosco então deixa-nos livres de optar por Ele. E Samuel escolheu o Senhor!


Na 2º leitura S.Paulo relembra-nos que, quando dizemos sim a Deus, todo o nosso ser fica envolvido nesta resposta. Nada em nós fica separado deste amor, incluindo o nosso corpo. Tudo lhe é entregue, porque ao respondermos a um amor assim, tão grande, tão total, tão único, não há meias entregas, ou nos damos na totalidade, ou então provavelmente não chegou a haver verdadeiro encontro. 



Naquele tempo, estava João Baptista com dois dos seus discípulos e, vendo Jesus que passava, disse: "Eis o Cordeiro de Deus". Os dois discípulos ouviram-no dizer aquelas palavras e seguiram Jesus. Entretanto, Jesus voltou-Se; e, ao ver que O seguiam, disse-lhes: "Que procurais?". Eles responderam: "Rabi - que quer dizer 'Mestre' - onde moras?". Disse-lhes Jesus: "Vinde ver". Eles foram ver onde morava e ficaram com Ele nesse dia. Era por volta das quatro horas da tarde. André, irmão de Simão Pedro, foi um dos que ouviram João e seguiram Jesus. Foi procurar primeiro seu irmão Simão e disse-lhe: "Encontrámos o Messias" - que quer dizer 'Cristo' -; e levou-o a Jesus. Fitando os olhos nele, Jesus disse-lhe: "Tu és Simão, filho de João. Chamar-te-ás Cefas" - que quer dizer 'Pedro'. 

Jo 1,35-42. 
No Evangelho o chamamento que Jesus faz ao primeiros discípulos é contextualizado num momento , num tempo concreto. Também hoje  Jesus continua a chamar na realidade da vida de cada um de nós. Mas o que mais me impressiona em S.João é a forma como o que é chamado se torna ele próprio anunciador da Boa Nova e, pelo seu testemunho, conduz outros a Jesus. Em André e Pedro é visível a ação de Jesus naqueles que lhe respondem "sim".

Senhor, envia sobre mim o Espírito Santo, para que eu Te responda sim, em cada momento da vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário