sábado, 13 de dezembro de 2014

III DOMINGO DO ADVENTO

Na caminhada para o Natal este é um domingo especial, pois, embora ainda em tempo de arrependimento e conversão, como preparação para o grande dia que celebraremos a 25 de dezembro, somos convidados a: alegrarmo-nos na luz que brilhará mais nesse dia, fazer festa,  antecipar a alegria de podermos viver aqui e agora o acontecimento único da manifestação de Deus aos homens. Alegremo-nos sempre porque Jesus já resplandece em nós, porque Jesus, o Filho Único de Deus, já veio, já nos habita e é, em cada um de nós, essa alegria profunda do Amor infinito de Deus por toda a Humanidade. 
Todas as leituras, incluindo o salmo responsorial, conduzem-nos a esta vivência na verdadeira alegria do nascimento do Menino Deus.  


Na 1ª leitura  (Is 61,1-2ª.10-11) o profeta Isaías, mensageiro da esperança, ao anunciar a salvação prometida por Deus, suscita no povo, regressado do exílio e ainda desanimado, uma verdadeira manifestação de alegria, louvor e agradecimento ao Senhor que os libertou e é a sua esperança numa nova vida.


Na 2º leitura S. Paulo exorta-nos a sermos alegres (1Ts 5,16-24). Depois explica-nos que a alegria vem do Espírito Santo "Não apagueis o Espírito...", assenta na oração "rezai sem cessar"e testemunha-se numa vida moral irrepreensível.


O Evangelho faz-nos escutar com muita atenção S.João Batista, pois tudo o que diz tem uma finalidade bem clara que é conduzir-nos à razão de ser da nossa alegria: Jesus, o Filho de Deus. E todos sabemos que não se poupa a esforços para anunciar a todos que Ele já veio, já vive entre nós e batiza no Espírito Santo!
"Apareceu um homem enviado por Deus, chamado João. Veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. Foi este o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram, de Jerusalém, sacerdotes e levitas, para lhe perguntarem: «Quem és tu?». Ele confessou a verdade e não negou; ele confessou: «Eu não sou o Messias». «És o Profeta?».Ele respondeu: «Não». Eles perguntaram-lhe: «Então, quem és tu? És Elias?». «Não sou», respondeu ele. Disseram-lhe então: «Quem és tu? Para podermos dar uma resposta àqueles que nos enviaram, que dizes de ti mesmo?». Ele declarou: «Eu sou a voz do que clama no deserto: ‘Endireitai o caminho do Senhor’, como disse o profeta Isaías». Entre os enviados havia fariseus que lhe perguntaram: «Então, porque batizas, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?». João respondeu-lhes: «Eu baptizo na água, mas no meio de vós está Alguém que não conheceis: Aquele que vem depois de mim, a quem eu não sou digno de desatar a correia das sandálias». Tudo isto se passou em Betânia,
além do Jordão, onde João estava a batizar."
Jo 1,6-8.19-28


Senhor, envia sobre mim o Teus Santo e Divino Espírito. Só em Ti a alegria das festas que se aproximam será verdadeira!

Sem comentários:

Enviar um comentário