segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

II DOMINGO DO ADVENTO

Chegámos à 2ª semana do Advento e começamo-la com um dia santo extremamente significativo: a festa da Imaculada Conceição. Nesta altura, em que esperamos a vinda do Menino Deus, esta solenidade tem um significado especial. Mas, centremo-nos nas leituras deste domingo.




Na 1ª Leitura (Is 40,1-5.9-11),Isaías "consola" os exilados na Babilónia: anuncia o perdão de Deus e um novo caminho de vida e salvação, com o regresso do povo à pátria.Será um novo Êxodo, uma nova caminhada espiritual, durante a qual eles poderão fazer uma nova experiência do amor e da bondade de Deus e redescobrir os caminhos da Comunhão e da Aliança.


Na 2ª Leitura S. Pedro aponta para a Parusia, a segunda vinda de Jesus, despertando-nos para a forma como devemos preparar esse momento: "vigilantes": Vivendo no dia a dia de acordo com os ensinamentos de Jesus, empenhando-nos na transformação do mundo e na construção do Reino. (2 Pd 3,8-14) Esta Vinda dá uma perspetiva diferente à nossa vida: Temos um futuro a conquistar já nesta terra.


No Evangelho, S. João Batista aponta o caminho para acolher o Messias Libertador (Mc 1,1-8) e dá-nos A "Boa Notícia" que começa com um grande chamamento à conversão: Deus já voltou seu coração para nós, resta-nos "voltar" o nosso para ele. Denuncia o pecado,anuncia o perdão e dispõe o homem a converter-se... 
O Sacramento da Penitência é um gesto que manifesta a vontade de conversão e a esperança dos tempos novos. É um encontro privilegiado com o Deus que salva e perdoa.
                                                                                                           Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

"Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Está escrito no profeta Isaías: 
«Vou enviar à tua frente o meu mensageiro, que preparará o teu caminho. 
Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas’». 
Apareceu João Baptista no deserto, a proclamar um batismo de penitência para remissão dos pecados. 
Acorria a ele toda a gente da região da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém, e eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. 
João vestia-se de pelos de camelo, com um cinto de cabedal em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. 
E, na sua pregação, dizia: «Vai chegar depois de mim quem é mais forte do que eu, diante do qual eu não sou digno de me inclinar para desatar as correias das suas sandálias. 
Eu batizo-vos na água, mas Ele batizar-vos-á no Espírito Santo» 
(Mc 1,1-8)

Senhor, Pai Santo concede-me o dom da conversão.

Sem comentários:

Enviar um comentário