domingo, 16 de novembro de 2014

XXXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM


Estamos quase no fim do tempo comum, o que quer dizer que muito em breve iniciaremos um novo ano litúrgico. Ao aproximar-se o fim desta caminhada ao longo do ano A, Jesus vai-nos preparando para predispormos o nosso coração e o abrirmos ao Senhor que virá. Só n'Ele e em Igreja, sob a ação do Espírito Santo, faremos frutificar os dons que nos deu e continua a dar, para crescimento do Seu Reino.
A 1ª leitura fala-nos da verdadeira felicidade, daqueles que vivem apoiados no Senhor e apresenta-nos imagens lindas da mulher que tem a sua vida centrada em Deus . Sim, quem assim vive faz render tudo o que recebe do Criador, em suma, é feliz e espalha a felicidade em seu redor.


"Quem poderá encontrar uma mulher virtuosa? O seu valor é maior que o das pérolas. Nela confia o coração do marido, e jamais lhe falta coisa alguma. Ela dá-lhe bem-estar e não desventura,em todos os dias da sua vida. Procura obter lã e linho e põe mãos ao trabalho alegremente. Toma a roca em suas mãos, seus dedos manejam o fuso. Abre as mãos ao pobre e estende os braços ao indigente. A graça é enganadora e vã a beleza; a mulher que teme o Senhor é que será louvada. Dai-lhe o fruto das suas mãos, e suas obras a louvem às portas da cidade."
                                                                                                     Prov 31,10-13.19-20.30-31

S.Paulo, na 2ª leitura 1Ts 5,1-6 fala  da 2ª vinda do Senhor e de como devemos esperar e preparar esse momento: vigilantes e sóbrios na presença do Senhor.
               
           
No Evangelho Jesus conta-nos uma parábola que se destina também a todos nós hoje. Nela "o "Senhor" representa Jesus, que antes de deixar este mundo,para viajar de volta ao Pai, deixou os seus "Bens" aos discípulos; os Talentos são os "bens" que Jesus deixou na sua Igreja: o Evangelho, a sua mensagem de salvação; o Batismo, a Eucaristia e todos os sacramentos, o seu amor pelos pobres, a sua atenção para os doentes...; os Servos, depositários desses bens,são os discípulos de Jesus, somos todos nós, que devemos produzir na medida de nossas possibilidades..." Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

A ninguém Deus pede mais do que aquilo que pode dar e a todos recompensa com um amor igualmente infinito, como só Deus é, Amor que se dá continuamente.

Senhor ilumina-me, para que eu ponha os talentos que me deste a render a cem por cento.

Sem comentários:

Enviar um comentário