domingo, 2 de novembro de 2014

TODOS OS SANTOS


Neste fim de semana conjugaram-se duas celebrações que tocam profundamente o sentir do povo cristão. Por um lado, apesar de termos perdido o feriado de 1 de novembro, como este ano calhou num sábado, foi possível celebrar no próprio dia a festa de Todos os Santos, como fazíamos noutros tempos . Por outro lado, este ano o dia 2 de novembro  - dia dos Fiéis Defuntos - foi neste domingo o que permitiu que a romagem aos cemitérios tivesse mais autonomia e impacto do que quando calha durante a semana. 


Das leituras, do Dia de Todos os Santos, salta à vista que Deus chama à santidade todos e cada um de nós, mostrando-nos que em Jesus e só n'Ele isso é possível. E, se tivéssemos dúvidas, bastaria olhar para tantos dos santos que veneramos, porque até nós chegou o testemunho do que fizeram ao longo das suas vidas, e para aqueles que connosco convivem e são um exemplo vivo do que é viver em  e por Jesus Cristo, os santos dos nossos tempos.

"Caríssimos: Vede que admirável amor o Pai nos consagrou em nos chamar filhos de Deus.E somo-lo de facto.Se o mundo não nos conhece,é porque não O conheceu a Ele. Caríssimos, agora somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que havemos de ser.Mas sabemos que, na altura em que se manifestar, seremos semelhantes a Deus,porque O veremos tal como Ele é.Todo aquele que tem n’Ele esta esperança purifica-se a si mesmo,para ser puro, como Ele é puro."
1 Jo 3, 1-3

Verdadeiramente somos chamados a viver nesta esperança de que um dia veremos Deus face a face, tal qual Ele é. E, par que tal aconteça, Jesus no evangelho aponta-nos o caminho: viver as bem aventuranças.


Senhor eu creio em Ti, na Igreja e nos seus Santos. Aumenta Senhor a minha fé.

Sem comentários:

Enviar um comentário