sábado, 29 de novembro de 2014


I DOMINGO DO ADVENTO - Ano B

E cá estamos numa nova etapa da nossa vida, mas sem fazermos compartimentos estanques, afinal no último domingo o Senhor dizia-nos para vigiarmos e hoje faz o mesmo. Mas a realidade é mesmo esta, iniciamos hoje um novo Ano Ano Litúrgico, o ano B. E começamo-lo com o tempo do Advento. É um tempo favorável que o Senhor nos dá, para nos aproximarmos mais d'Ele e desta vez através da ternura do Menino Deus. É o Filho de Deus que, dia a dia ,nos vais desafiando a abrir o coração de par em par a Deus, que é sempre fiel ao amor infinito que nutre por cada um de nós. 
Este é verdadeiramente um tempo de conversão e de esperança, como nos diz Isaías na 1ª leitura (Isaías 63,16b-17.19b.64,2b-7), quando afirma "Nunca os ouvidos escutaram, nem os olhos viram que um Deus, além de Vós, fizesse tanto em favor dos que n’Ele esperam. " ..."Vós, porém, Senhor, sois nosso Pai, e nós o barro de que sois o Oleiro; somos todos obra das vossas mãos. "


S. Paulo  na 1ª Carta aos Coríntios 1,3-9. escreve também na mesma linha e termina de uma forma linda ao dizer:"Fiel é Deus, por quem fostes chamados à comunhão com seu Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor." Sim , Deus é sempre fiel a este grande amor que nos tem e, por isso é que o caminho de conversão e vigilância que nos é proposto tem sentido e vale mesmo a pena esperar pela manifestação de Deus n'Aquele que já tendo nascido, de novo renasce no mais íntimo de cada um de nós. Só neste Menino o mistério profundo de Deus enamorado de cada homem se vai revelando! Que esta certeza, de ser amado assim por Deus, chegue ao coração de todos os homens, em todos os lugares desta aldeia global, que é hoje o mundo.


"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Tomai cuidado, vigiai, pois não sabeis quando chegará esse momento.  Será como um homem que partiu de viagem: ao deixar a sua casa, deu plenos poderes aos seus servos, atribuindo a cada um a sua tarefa, e mandou ao porteiro que vigiasse. Vigiai, portanto, visto que não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se de manhãzinha; não se dê o caso que, vindo inesperadamente, vos encontre a dormir. 

O que vos digo a vós, digo-o a todos: Vigiai!" 

Mc 13,33-37
Vigiemos, pois, é o Senhor que no-lo pede! Assim o nosso coração estará sempre pronto para O receber.








Jesus Menino, eu te peço que me ensines a abrir sempre o meu coração ao Pai, a deixar-me habitar por Ele em cada momento e a confiar totalmente n'Ele. Mãe ajuda-me a estar vigilante. 

Sem comentários:

Enviar um comentário