sábado, 27 de setembro de 2014

XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM


Podemos dizer que nas leituras deste domingo Jesus continua a ensinar-nos a viver em Igreja. Ainda que algumas pessoas entendam que a igreja não é necessária , é n'Ela que nascemos como filhos de Deus e que aprendemos a viver como irmãos de Jesus. Mais ainda, é por Cristo e com Cristo que chegaremos ao Pai. E se todas as leituras nos desafiam a sairmos de nós próprios e a deixarmo-nos repassar pelo Amor de Deus, as de hoje pedem-mos verdade e sinceridade nas opções que tomamos e empenho, retidão e persistência nos caminhos que escolhemos. 

Que seja uma vida de verdade, sem meias tintas, toda entregue a um Amor Maior.



É assim que S.Paulo hoje nos apresenta Jesus como Aquele que todo se dá, todo se entrega por Amor ao Pai, para que n'Ele possamos encontrar o caminho para Deus. É um texto tão belo, mas ao mesmo tempo tão exigente, que só a certeza de que em Jesus é possível viver deste modo, em Igreja, nos faz ficar e dizer sim. 

"Irmãos: Se há em Cristo alguma consolação, algum conforto na caridade, se existe alguma comunhão no Espírito, alguns sentimentos de ternura e misericórdia, então completai a minha alegria, tendo entre vós os mesmos sentimentos e a mesma caridade, numa só alma e num só coração. Não façais nada por rivalidade nem por vanglória; mas, com humildade, considerai os outros superiores a vós mesmos, sem olhar cada um aos seus próprios interesses, mas aos interesses dos outros. Tende em vós os mesmos sentimentos que havia em Cristo Jesus. Ele, que era de condição divina, não Se valeu da sua igualdade com Deus, mas aniquilou-Se a Si próprio. Assumindo a condição de servo, tornou-Se semelhante aos homens. Aparecendo como homem, humilhou-Se ainda mais, obedecendo até à morte, e morte de cruz. Por isso, Deus O exaltou e Lhe deu um nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus todos se ajoelhem, no céu, na terra e nos abismos, e toda a língua proclame que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai."

 Filip 2, 1-11


Senhor Jesus eu creio em Ti, mas aumenta a minha fé.

Sem comentários:

Enviar um comentário