domingo, 24 de agosto de 2014

XXI DOMINGO DO TEMPO COMUM


A ligação entre as leituras de hoje está na dimensão do serviço/ missão, que Deus dá a cada um de nós, nesta Sua Igreja. Já era assim nos tempos mais antigos, como nos conta a 1ª leitura (Is 22,19-23) com Eliacim, e mais claro se torna no Evangelho com S.Pedro.


Na 2ª leitura (Rom 11,33-36S.Paulo fala-nos de Deus de uma forma tão bela e, ao mesmo tempo tão profunda, que não resisto a transcrever estes versículos, que são como que uma oração de louvor: "Como é profunda a riqueza, a sabedoria e a ciência de Deus! Como são insondáveis os seus desígnios!"


O Evangelho é, sem dúvida, a leitura que mais interpela hoje cada um de nós, pois Jesus diz-nos diretamente: E vós, quem dizeis que eu sou? Sim, esta pergunta também nos é feita, aqui e agora, nos nossos tempos. 

Quem és Tu para mim Senhor? O que representas na minha vida? 

"Naquele tempo, Jesus foi para os lados de Cesareia de Filipe e perguntou aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do homem?»
Eles responderam: «Uns dizem que é João Baptista, outros que é Elias, outros que é Jeremias ou algum dos profetas».
Jesus perguntou: «E vós, quem dizeis que Eu sou?» Então, Simão Pedro tomou a palavra e disse: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo».
Jesus respondeu-lhe: «Feliz de ti, Simão, filho de Jonas, porque não foram a carne e o sangue que to revelaram, mas sim meu Pai que está nos Céus. Também Eu te digo: Tu és Pedro; sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos Céus».
Então, Jesus ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que Ele era o Messias."
Mt 16,13-20

Senhor, que eu me deixe iluminar pelo Espírito Santo ao dar-te a minha resposta.

Sem comentários:

Enviar um comentário