domingo, 10 de agosto de 2014

XIX DOMINGO DO TEMPO COMUM


O tema das leituras deste domingo é a forma como Deus se revela aos homens.

Na 1º leitura, do 1º Livro dos Reis, Deus manifesta-se a Elias na brisa suave. São várias as formas como Deus se manifesta na Sagrada Escritura, mas hoje especialmente é no meio da calma, do silêncio que O podemos encontrar mais facilmente, pois o ruído é muito e quase tudo nos afasta d'Ele. Eu sinto que é mesmo necessário parar, fazer silêncio, se queremos encontrarmo-nos com Ele.


Na 2ª leitura, epístola  ao Romanos, Deus revela Jesus Cristo através do testemunho de S.Paulo. 
Como Paulo se entrega e sofre por os judeus (seus irmãos de nascimento)  não acreditarem que Jesus é o Messias, o Filho de Deus!


O Evangelho, é todo ele uma revelação de Jesus. Primeiro na forma como fica a despedir-se da multidão, enquanto os apóstolos se afastam. Depois a sua união ao Pai em oração é outra das formas como se nos revela. Por fim, em contraste com a 1ª leitura, revela-se no meio da tempestade. Quando parece que tudo falha, quando perdemos o pé, Ele acode-nos,dá-nos a mão e segura-nos como fez com S.Pedro. 

"Depois de ter saciado a fome à multidão, Jesus obrigou os discípulos a subir para o barco e a esperá-l’O na outra margem, enquanto Ele despedia a multidão. Logo que a despediu, subiu a um monte, para orar a sós. Ao cair da tarde, estava ali sozinho. O barco ia já no meio do mar, açoitado pelas ondas, pois o vento era contrário. Na quarta vigília da noite, Jesus foi ter com eles, caminhando sobre o mar. Os discípulos, vendo-O a caminhar sobre o mar, assustaram-se, pensando que fosse um fantasma. E gritaram cheios de medo. Mas logo Jesus lhes dirigiu a palavra, dizendo: «Tende confiança. Sou Eu. Não temais». Respondeu-Lhe Pedro: «Se és Tu, Senhor, manda-me ir ter contigo sobre as águas». «Vem!» – disse Jesus. Então, Pedro desceu do barco e caminhou sobre as águas, para ir ter com Jesus. Mas, sentindo a violência do vento e começando a afundar-se, gritou: «Salva-me, Senhor!». Jesus estendeu-lhe logo a mão e segurou-o. Depois disse-lhe: «Homem de pouca fé, porque duvidaste?». Logo que subiram para o barco, o vento amainou. Então, os que estavam no barco prostraram-se diante de Jesus, e disseram-Lhe: «Tu és verdadeiramente o Filho de Deus»".
Mt 14, 22-33

Salva-me Jesus! 

Sem comentários:

Enviar um comentário