sábado, 12 de julho de 2014

XV DOMINGO DO TEMPO COMUM



A Liturgia deste domingo convida-nos a refletir  sobre a importância da PALAVRA DE DEUS e  exorta-nos a ser uma "terra boa" que acolhe a Palavra e produz frutos abundantes na vida de cada dia.


Na 1ª Leitura, o Profeta compara a Palavra de Deus à CHUVA.  "Não voltará, sem ter cumprido a sua missão". (Is 55,10-11)


Na 2ª Leitura, Paulo ensina-nos que o tempo da sementeira é sempre difícil, sofre-se com a dor e a espera. Não se trata de um grito de morte, mas sim do início de uma nova vida que vem a chegar. (Rm 8,18-23)

"Irmãos: Eu penso que os sofrimentos do tempo presente não têm comparação com a glória que se há de manifestar em nós. Na verdade, as criaturas esperam ansiosamente a revelação dos filhos de Deus. Elas estão sujeitas à vã situação do mundo, não por sua vontade, mas por vontade d’Aquele que as submeteu, com a esperança de que as mesmas criaturas sejam também libertadas da corrupção que escraviza, para receberem a gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Sabemos que toda a criatura geme ainda agora e sofre as dores da maternidade. E não só ela, mas também nós, que possuímos as primícias do Espírito, gememos interiormente, esperando a adopção filial e a libertação do nosso corpo."
Rom 8, 18-23


No Evangelho, com a Parábola da SEMENTE e do SEMEADOR, vemos que o fruto da Palavra de Deus depende da qualidade da terra. (Mt 13,1-23)
Ele semeia em todos os terrenos, mesmo nos inférteis.E algumas sementes, ainda que demorem mais tempo, germinam mesmo... O importante é semear o grão da esperança. Semear o sorriso para que resplandeça ao redor de nós. Semear as nossas energias para enfrentar as batalhas da vida. Semear a nossa coragem para reerguer a coragem do outro. Semear o nosso entusiasmo, a nossa fé, o nosso amor...

                                                                                          Adaptado de Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS      


Ajuda-me Senhor, para que eu seja "boa terra".

Sem comentários:

Enviar um comentário