sábado, 7 de junho de 2014

Solenidade do Pentecostes


E o grande dia da Páscoa está a chegar ao fim! 
Começou na vitória sobre a morte, celebrada na vigília pascal e prolongou-se nas várias festas que temos vindo a celebrar em domingos sucessivos, mas que formam uma mesma unidade, em Jesus ressuscitado que, de junto do Pai, nos envia continuamente o Espírito Santo. Este dom único do Espírito Santo continua vivo e ativo,  nesta Igreja de Jesus Cristo: recebemo-lo no dia do nosso Batismo confirmámo-lo no dia do Crisma e experimentamo-lo em cada momento da nossa vida quando abrimos o nosso coração a Deus. 
É o que nos diz S. Lucas na 1ª leitura. Percebe-se que se trata de um único acontecimento, que embora localizado num determinado espaço físico e temporal, foi e é, tão grande, tão único, tão total que como que se projetou para o antes e para o depois do seu próprio tempo.


Irmãos: Ninguém pode dizer «Jesus é o Senhor» a não ser pela ação do Espírito Santo. De facto, há diversidade de dons espirituais, mas o Espírito é o mesmo. Há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Em cada um se manifestam os dons do Espírito para o bem comum. Assim como o corpo é um só e tem muitos membros e todos os membros, apesar de numerosos, constituem um só corpo, assim também sucede com Cristo. Na verdade, todos nós – judeus e gregos, escravos e homens livres – fomos batizados num só Espírito, para constituirmos um só Corpo. E a todos nos foi dado a beber um único Espírito.
1 Cor 12, 3b-7.12-13


Na 2ª leitura S.Paulo fala-nos desta presença do Espírito Santo na Igreja, em cada um de nós e explica-nos que Ele continua hoje a manifestar-se em toda a parte, das mais diversas formas. 
Só sob a ação do Espírito Santo, que foi derramado sobre nós no Batismo, somos capazes de dizer "Abba",Pai. Ele é o Espírito vivificador que atua e age em cada um de nós. 


No Evangelho S. João fala-nos da forma como Jesus veio e continua a vir, renovar, recriar, aqueles que o procuram de coração sincero. Quando Ele diz "A paz esteja convosco", dá-nos a graça de n'Ele nos reencontrarmos, sob a ação do Espírito Santo.


Vinde Espírito Santo e enchei o coração dos vossos fiéis.
Ó doce consolador, ó refrigério dulcíssimo, sê a força e o bálsamo na dor de todos os que sofrem, no corpo, ou na alma. 

Sem comentários:

Enviar um comentário