sábado, 5 de abril de 2014

A VIDA


Depois da água e da luz, a liturgia de hoje fala-nos da ressurreição, da Vida. 

Na primeira leitura o profeta Ezequiel anuncia a libertação aos exilados, aos  que estavam sem esperança, e diz-lhes que Deus vai transformar a morte em vida, o desespero em esperança, a escravidão em libertação.

"Assim fala o Senhor Deus: «Vou abrir os vossos túmulos e deles vos farei ressuscitar, ó meu povo, para vos reconduzir à terra de Israel. Haveis de reconhecer que Eu sou o Senhor, quando abrir os vossos túmulos e deles vos fizer ressuscitar, ó meu povo. Infundirei em vós o meu espírito e revivereis. Hei-de fixar-vos na vossa terra e reconhecereis que Eu, o Senhor, digo e faço»."
Ez 37, 12-14

Na 2ª leitura S.Paulo lembra-nos que o Espírito de Deus ressuscitou Jesus Cristo e o introduziu na glória do Pai. A Ressurreição de Cristo é a garantia da nossa ressurreição. Acrescenta ainda que no Batismo nós recebemos o mesmo Espírito que nos dá vida.





No Evangelho Jesus chora comovidamente, é um choro de amizade e de solidariedade.

No diálogo com Marta Jesus afirma "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que acreditar em mim viverá. Acreditas nisso? Marta professa a sua fé dizendo:"Sim, eu creio que Tu és o Cristo"


Jesus depois de orar "Pai, eu te dou graças, porque me ouviste", ordena a Lázaro que venha para fora do sepulcro e Lázaro recupera a vida.

A Família de Betânia representa a Comunidade cristãformada por irmãos e irmãs, não tem pais...Todos conhecem Jesus, são amigos de Jesus e acolhem Jesus na sua casa e na sua vida. Essa família faz a experiência da morte. Os amigos de Jesus sabem que Ele é a Ressurreição e a Vida, e que dá a vida plena aos seus. A morte é apenas a passagem para a vida plena.

                                                                            Adaptado de Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

Sem comentários:

Enviar um comentário