sábado, 8 de março de 2014

  I DOMINGO DA QUARESMA
 

As leituras de hoje ajudam-nos a rever os princípios pelos quais norteamos a nossa vivência cristã. 
Começando na primeira leitura do Livro do Génesis, percebemos que Deus nos criou para sermos felizes, mas nós, através das escolhas que fazemos, querendo, muitas vezes, "fintar" Deus, percorremos os caminhos que escolhemos, segundo o que nos dá mais gozo  e afastamo-nos  de Deus, a verdadeira fonte da felicidade. 


A segunda leitura é como que uma resposta às nossas dúvidas, quanto aos critérios a seguir na escolha do caminho a percorrer. Os resultados das escolhas  de Jesus e de Adão estão à vista. Cabe-nos fazer as nossas opções.



E se ainda tivermos dúvidas, no Evangelho deste domingo Jesus mostra-nos claramente qual é o único caminho que nos leva ao encontro com o Pai. Ele seguiu-o e não prometeu facilidades, mas sim a verdadeira felicidade.
 
"Naquele tempo, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto, a fim de ser tentado pelo Diabo. Jejuou quarenta dias e quarenta noites e, por fim, teve fome. O tentador aproximou-se e disse-lhe: «Se és Filho de Deus, diz a estas pedras que se transformem em pães». Jesus respondeu-lhe: «Está escrito: ‘Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus’». Então o Diabo conduziu-O à cidade santa, levou-O ao pináculo do templo e disse-Lhe: «Se és Filho de Deus, lança-Te daqui abaixo, pois está escrito: ‘Deus mandará aos seus Anjos que te recebam nas suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’». Respondeu-lhe Jesus: «Também está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’». De novo o Diabo O levou consigo a um monte muito alto, mostrou-Lhe todos os reinos do mundo e a sua glória, e disse-Lhe: «Tudo isto Te darei, se, prostrado, me adorares». Respondeu-lhe Jesus: «Vai-te, Satanás, porque está escrito: ‘Adorarás o Senhor teu Deus e só a Ele prestarás culto’». Então o Diabo deixou-O e aproximaram-se os Anjos e serviram-n'O."
  Mt 4, 1-11


Jesus, que sempre foste fiel ao que Deus te pediu, ensina-me a fazer as escolhas que me indicas nas leituras deste domingo. Converte o meu coração. 
Mãe Santíssima, que sempre seguiste o que Teu Filho dizia, ensina-me a segui-lo em todos os momentos da minha vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário