sábado, 22 de março de 2014

ÁGUA VIVA


A Liturgia deste domingo centra-se na simbologia da água. 

Na primeira leitura o povo  pede água (Ex 17,3-7). No deserto, o povo reclama revoltado contra Moisés, pedindo água, para se manter vivo: "Dá-nos água para beber..." 
Deus intervém, fazendo brotar milagrosamente água da rocha.
Moisés dá de beber a seu povo. É imagem de Cristo que no futuro dará a água da vida, que é o Espírito Santo

Na 2ª LeituraPaulo resume a fé da Igreja no dom da água viva presente na vida de cada discípulo de Cristo.
Todos podemos saciar a nossa sede em Deus


"Irmãos: Tendo sido justificados pela fé, estamos em paz com Deus, por Nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual temos acesso, na fé, a esta graça em que permanecemos e nos gloriamos, apoiados na esperança da glória de Deus. Ora, a esperança não engana, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios no tempo determinado. Dificilmente alguém morre por um justo; por um homem bom, talvez alguém tivesse a coragem de morrer. Mas Deus prova assim o seu amor para connosco: Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores."
Rom 5, 1-2.5-8 


No Evangelho, Jesus pede e oferece água à Samaritana. (Jo 4,5-42). Jesus cansado... sedento... senta-se ao lado do poço de Jacob... Uma mulher anónima... balde vazio... coração vazio... busca água...JESUS quebra preconceitos de raça, de sexo, de religião...e toma a iniciativa: "Dá-me de beber".


A água do poço é símbolo de todas as satisfações humanas,na esperança de encontrar a felicidade,mas que no fim deixam sempre muito vazio e muitas desilusões...Essa água não satisfaz plenamente, todos os dias precisamos voltar ao poço...
A água de Jesus é o espírito de Deus, o amor que enche os corações. Só Cristo mata a sede de vida e felicidade do homem. Essa água  faz-nos pensar também no BATISMO,que foi o nosso primeiro encontro com Jesus.

                                                                         Adaptado de Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

Senhor, dá-me a beber dessa água, que és Tu!

Sem comentários:

Enviar um comentário