sábado, 26 de janeiro de 2013


A semana passada não fiz a minha reflexão habitual sobre a liturgia dominical, pois nesta zona, como em tantas outras do país, não houve luz. Ainda foram uns dias assim sem comunicações nenhumas, parecia que tínhamos voltado muitos anos atrás! Deus do Céu, como estamos dependentes  da luz e de toda uma série de tecnologias! 
Mas hoje já posso voltar ao habitual. OBRIGADA SENHOR por tudo o que me dás em cada dia e do qual nem me dou conta.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013


Normas para os ministros extraordinários da comunhão na diocese de Leiria-Fátima



Assinatura Foto: DR

Refª: BD2013A-002 - Publicado a 06.01.2013

Documento: DOC | PDF


A Eucaristia é “fonte e centro de toda a vida cristã”[1], de tal forma que se pode afirmar que “a Igreja vive da Eucaristia”.[2] Neste sentido, o serviço litúrgico dos ministros extraordinários da comunhão deve ser entendido como expressão do cuidado pastoral para promover a devoção ao mistério eucarístico.


As normas que aqui se apresentam, para serem seguidas na Diocese de Leiria-Fátima, têm por base e pressupõem as orientações de diversos documentos da Igreja Católica.[3]


1.º | Natureza do ministério

1. Os ministros extraordinários da comunhão exercem o seu ministério enquanto:
a) cristãos que, pelo seu batismo e confirmação, participam no sacerdócio comum dos fiéis que os capacita para participar no culto da Igreja;
b) membros da comunidade eclesial mandatados pelo Bispo diocesano para exercer um serviço específico nas celebrações litúrgicas da Igreja.

2. Trata-se de um ministério de caráter “extraordinário”, que só será exercido quando for necessário, por impedimento, ausência ou insuficiência dos ministros ordinários.


domingo, 13 de janeiro de 2013

Jesus é batizado por S.João Batista



Hoje é dia de Festa na Igreja Católica, pois celebramos o Batismo do Senhor Jesus.
Sendo o Filho de Deus, porque quis Jesus ser batizado em água, por S.João Batista, como qualquer outro filho de Israel? 
Responder não sei, mas há , sem dúvida, uma certeza que me ficou após escutar as leituras de hoje: foi quando Jesus estava em oração, depois de receber o Batismo de João Batista, que Deus Pai se manifestou e, pelo Espírito Santo, nos revelou quem era Aquele de quem João dizia "nem ser digno de lhe desatar as correias das sandálias".

E do céu fez-se ouvir uma voz:«Tu és o meu Filho muito amado - em Ti pus toda a minha complacência»
                                                                   Lc 3, 22
É esta a frase que escolho das leituras deste domingo, pois é como se Deus nos dissesse que o Menino Deus, Aquele que adorámos no presépio, se fez homem, pelo grande Amor que tem por cada um de nós. 
Ele é verdadeiramente o meu Filho Único a quem tanto amo e, porque este Amor que nos une é de tal modo infinito, Jesus por Amor do Reino quis, de Sua vontade,vir ao mundo revelar-vos o quão grande é o Amor de Deus - Trindade Santíssima - por cada ser por Deus criado.
Deus veio habitar-nos por Seu Filho muito amado, Jesus Cristo.
É como se Deus nos dissesse que Jesus  é verdadeiramente Seu Filho e nos pedisse:escutai tudo o que ele vos disser ao longo deste dias que agora se seguem. 

É tempo de dar continuidade ao Natal, de o tornar uma realidade na vida de cada dia. É tempo de abrir o coração a toda a Palavra que o Senhor nos for dizendo ao longo deste tempo comum que a Igreja agora inicia, para estarmos sempre preparados para o que Ele quiser de nós.

Eu Te agradeço Senhor o dom do meu batismo, a graça de em Jesus me teres feito também Tua filha. Te peço Senhor que o meu coração se abra sempre e só a Ti e assim possa ser  testemunha, na minha vida, do Teu Amor profundo por toda a humanidade e por cada ser em particular. Obrigada Senhor e ajuda-me a ser-te fiel.

domingo, 6 de janeiro de 2013

Solenidade da Epifania do Senhor



Hoje recorro ao comentário que vem no site do Evangelho Quotidiano feito por São João Crisóstomo (c. 345-407), presbítero de Antioquia, bispo de Constantinopla, doutor da Igreja. 

Homilias sobre o Evangelho de Mateus, n°7, 5


Sigamos os magos


Levantemo-nos, a exemplo dos magos. Deixemos que o mundo se perturbe; nós, porém, corramos com alegria à morada do Menino. Ainda que os reis ou os povos se esforcem por nos barrar o caminho, não abrandemos o nosso fervor, afastemos 
todos os males que nos ameaçam. Se não tivessem visto o Menino, os magos não teriam escapado ao perigo que corriam por parte do rei Herodes. Antes de terem tido a felicidade de O contemplar, eram assaltados pelo temor, estavam rodeados de perigos e mergulhados em dificuldades; depois de O terem adorado, a calma e a segurança instalaram-se-lhes no coração. [...]


Deixemos pois, também nós, uma cidade em desordem, um déspota sedento de sangue, todas as riquezas deste mundo, e vamos a Belém, a «casa do pão» espiritual. Se és pastor, vem ao estábulo e aí verás o Menino. Se és rei, de nada te servirão as vestes faustosas e todo o brilho da tua dignidade se não vieres. Se és um homem de ciência como os magos, de nada te servirão os teus conhecimentos se não vieres apresentar os teus respeitos. Se és um estrangeiro, ou um bárbaro, serás admitido na corte deste rei. [...] Basta vires com temor e alegria, os dois sentimentos que habitam um coração verdadeiramente cristão. [...]

Antes de vires adorar este Menino, abandona tudo aquilo que te pesa. Se és rico, deposita o teu ouro a Seus pés, ou seja, dá-o aos pobres. Estes estrangeiros vieram de muito longe para contemplar este recém-nascido; como poderás [...] recusar-te a dar alguns passos para visitar um doente ou um prisioneiro? [...] Os magos ofereceram os seus tesouros a Jesus, e tu não tens sequer um pedaço de pão para Lhe dar? (Mt 25,35ss). Quando viram a estrela, o coração encheu-se-lhes de alegria; e tu vês Cristo nos pobres, a quem tudo falta, e passas de lado, não te sentes emocionado?

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Santa Maria Mãe de Deus

E o Novo Ano chegou! Foi hoje o primeiro dia de 2013! 
Neste dia a Igreja Católica celebra a solenidadade de Santa Maria, Mãe de Deus e também o Dia Mundial da Paz.


"Irmãos: Quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido  sob o domínio da Lei, para  resgatar  os que se encontravam sob o domínio da Lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
E, porque sois filhos, Deus  enviou  aos  nossos  corações  o Espírito do seu Filho, que clama: “Abbá! – Pai!” Deste modo, já  não  és escravo, mas  filho; e, se és filho, és também herdeiro, por graça de Deus."
 Gál. 4,4-7.
 

Na primeira leitura pedimos ao Senhor que envie sobre nós (humanidade inteira) as suas bênçãos e bem precisamos que Ele nos abençoe, pois nos dias que correm (e em todos os tempos!) só com a Sua Graça podemos viver de acordo com a Sua vontade. Mas na segunda leitura, e foi por isso que a escolhi, Deus mais do que nos abençoa, pois pela ação do Espírito Santo nos nossos corações, perfilha-nos, faz-nos Seus herdeiros, filhos no Filho, nascido d'Aquela que, desde sempre, o Senhor predestinou para a Mãe de Deus e nossa Mãe. 
Obrigada Senhor por nos amares assim, a ponto de nos fazeres teus filhos adotivos. Louvado sejas hoje e sempre, pelos séculos em fim.Ámen.

Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós.
Santa Maria, Mãe de Deus, protegei-nos ao longo deste novo ano.
Santa Maria, Mãe de Deus, guiai-nos de forma a fazermos a vontade de Deus.
Santa Maria, Mãe de Deus, ensinai-nos a amar o Vosso Filho, como vós O amastes, na totalidade do nosso ser.  


Na sua mensagem para o dia Mundial da Paz,o Papa lembra-nos que "a paz é dom de Deus e obra do homem. A paz envolve o ser humano na sua integridade e supõe o empenho da pessoa inteira: é paz com Deus, vivendo conforme à sua vontade; é paz interior consigo mesmo, e paz exterior com o próximo e com toda a criação. Construtores da paz são aqueles que amam, defendem e promovem a vida na sua integridade... E fala ainda do papel da família e das instituições na educação para uma cultura da paz..."


Invoco o Teu Nome Senhor e peço-Te que nos abençoes neste novo ano que hoje se inicia:
Senhor abençoa-nos e guarda-nos
Senhor faz brilhar sobre nós a Tua face e favorece-nos! 
Senhor volte para nós a Tua face e dá-nos a paz!’
Adaptado de Núm. 6,22-27.