domingo, 30 de dezembro de 2012

Sagrada Família

Hoje, a Igreja Católica celebra a Festa da Sagrada Família 


"Ao vê-lo, ficaram assombrados e sua mãe disse-lhe:«Filho, porque nos fizeste isto? Olha que teu pai e eu andávamos aflitos à tua procura. Ele respondeu-lhes: «Porque me procuráveis? Não sabíeis que devia estar em casa de meu Pai?»"
                                                                                                                               Lucas 2,50-51 


Ainda há pouco celebrámos o nascimento do Menino e hoje já o vemos a crescer no seio de uma família, em Nazaré, aprendendo com os seus familiares e com os seus conterrâneos, a forma de se relacionar com os outros, os usos e costumes do seu povo. Mas é chegada a altura de, pela primeira vez, mostrar que Ele é mais do que um adolescente judeu, é o Filho de Deus Vivo vivendo nesta terra para nos revelar o rosto de Deus Pai. E isto foi o que Jesus fez. 
Mas, depois o texto continua e diz que voltou, junto com eles, para sua casa e era-lhes submisso. O crescimento, enquanto homem ainda não estava completo. Ele, junto com os seus, foi crescendo em estatura, sabedoria e graça. Há que esperar, dar tempo ao tempo para que, quando chegar o momento certo, Ele volte a manifestar-se como o Filho de Deus que veio habitar-nos. 
Por agora deixemos que vá crescendo e se torne num jovem adulto pronto para realizar a Sua Missão aqui na terra!
                          
Senhor peço-te que vás habitando no meu coração, cada vez mais, de forma a que sejas o meu único amor e assim eu vá aprendendo a viver apoiada só em Ti. Ajuda-me Senhor nesta caminhada, para que o reino de Deus vá crescendo verdadeiramente no nosso mundo também nos dias de hoje.

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Glória a Deus no alto dos Céus...

Alegrem-se os Céus, exulte a terra, porque Deus Criador se fez um de nós, nasceu, incarnou e está presente no nosso dia a dia. Cantai e exultai porque Deus Pai não se esqueceu de nós e enviou-nos o Seu Filho, Deus Menino, para nos demonstrar o quanto nos ama.
Quem pode ficar indiferente perante tão grande manifestação de Amor. É Deus que nos habita.


O Verbo fez-se carne e revela-nos o rosto de Deus. Ó maravilha sem igual, é Deus que em toda a a Sua majestade se torna a mais humilde das Suas criaturas e assume por inteiro a nossa natureza, com exceção do pecado.
Glória a Deus no alto dos Céus e Paz na terra aos homens por Ele amados.

Um Santo e Feliz Natal para todos, na Paz do Menino Deus.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Maria visita Isabel



Naqueles dias, Maria  pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.
Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel  ficou cheia do Espírito Santo.
Então, erguendo a voz, exclamou: «Bendita és tu entre todas as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.
E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? Pois, logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu seio.
Feliz de ti que acreditaste, porque se vai cumprir tudo o que te foi dito da parte do Senhor».

                                                                                                                          Lc,1, 39-45


Esta é das leituras do Domingo de hoje a que mais me tocou porque nela é mais "visível", para mim a maravilha deste mistério do Amor de Deus por toda a Humanidade. E tudo porque o Senhor convidou e Maria aceitou. E foi assim que tudo começou. Deste Amor correspondido fomos recebendo, através de Jesus, primeiro bebé, depois menino e mais tarde homem, a revelação de Deus. 
Com  Maria, a mãe de Deus, aprendemos as consequências de se dizer um SIM total a Deus e como se pode contemplar, em plena vida do dia a dia, com alegrias e tristezas, o Seu rosto.

Ó querida Mãe ensina-me a contemplar o rosto de Jesus e a deixar-me habitar por Ele. Só assim o meu coração estará pronto para O receber neste Natal.

domingo, 16 de dezembro de 2012

Domingo da alegria!

Alegria, porquê? 


A resposta fui buscá-la às palavras do Beato João Paulo II, no Angelus de 14/12/2003
«Alegrai-vos sempre no Senhor! De novo o digo: alegrai-vos! [...] O Senhor está próximo»


«Alegrai-vos sempre no Senhor. [...] O Senhor está próximo!» (Fl 4,4-5). Com estas palavras do apóstolo Paulo a Liturgia convida-nos à alegria. É o terceiro domingo do Advento, chamado precisamente por isto domingo «Gaudete». [...]
O Advento é tempo de alegria, porque faz reviver a expetativa do acontecimento mais jubiloso na história: o nascimento do Filho de Deus da Virgem Maria. Saber que Deus não está longe, mas perto, que não é indiferente, mas compassivo, que não é alheio, mas Pai misericordioso que nos segue amorosamente no respeito da nossa liberdade: tudo isto é motivo de uma alegria profunda que as vicissitudes alternas do dia-a-dia não podem cancelar.


Uma característica inconfundível da alegria cristã é que ela pode conviver com o sofrimento, porque se baseia totalmente no amor. De facto, o Senhor que está tão próximo de nós, a ponto de Se fazer homem, vem infundir-nos a Sua alegria, a alegria de amar. Só assim se compreende a alegria serena dos mártires também no meio das provas, o sorriso dos santos da caridade diante de quem se encontra no sofrimento:  um sorriso que não ofende, mas conforta. «Alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor está contigo» (Lc 1,28). O anúncio do anjo a Maria é um convite à alegria. Peçamos à Virgem Santa o dom da alegria cristã. 

domingo, 9 de dezembro de 2012



E o tempo vai correndo... 
Já iniciámos a 2ª semana do Advento onde a figura marcante é S.João Batista e o batismo de penitência que ele prega. É este o caminho que ele nos indica para prepararmos a vinda do Senhor Jesus: oração, conversão e penitência. 
É a hora de o escutarmos pois a recompensa vale a pena: ver a salvação de Deus.





"Começou a percorrer toda a região do Jordão, pregando um baptismo de penitência para remissão dos pecados, como está escrito no livro dos oráculos do profeta Isaías: «Uma voz clama no deserto: 'Preparai o caminho do Senhor e endireitai as suas veredas. 
Toda a ravina será preenchida, todo o monte e colina serão abatidos; os caminhos tortuosos ficarão direitos e os escabrosos tornar-se-ão planos. 
E toda a criatura verá a salvação de Deus.»" 
                                                                             Lc 3,3-6.

Ó Senhor converte-me a Ti, que o meu coração se abra ao Teu Amor Único. Só em Ti está o verdadeiro sentido do meu viver. 
Quem mais, se não Tu deu a vida também por mim ?! 
Para quê correr tanto se apenas uma só coisa é importante: deixar-me amar completamente por Ti, para que o Teu Amor se difunda por aqueles a quem queres chegar por mim. 
Neste momento Senhor tenho presente que tantas vezes faço o que não quero e não consigo abrir-Te o meu coração para que se faça o que Tu queres. Converte-me Senhor. Só em Ti vale a pena viver. Sem Ti a vida perde todo o sentido.
Querida Mãe ensina-me a viver segundo a vontade de Deus.
Que este seja mesmo um tempo de preparação para a vinda do Teu Filho Jesus. Ajuda-me Mãe de Deus e Mãe nossa.

Solenidade da Imaculada Conceição



Todas as leituras deste dia são um louvor imenso a Deus pelas maravilhas que operou, especialmente através da Nossa Senhora, a cheia de graça. Como não posso deixar nenhuma de lado, nem refletir sobre todas elas, incluindo  o salmo, socorro-me de quem, enquanto viveu entre nós, difundiu, tanto quanto as suas forças o permitiram, um amor incondicional à nossa Mãe do Céu.


                
    « Salve, ó cheia de graça»



Comentário ao Evangelho do dia feito pelo Beato João Paulo II (1920-2005), papa, na Encíclica «Redemptoris Mater», §§ 7, 10




«Bendito seja Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto dos céus, nos abençoou com toda a espécie de bênçãos espirituais em Cristo [...]. Ele nos escolheu antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em caridade na Sua presença» (Ef 1,3-4) [...] A carta aos Efésios, falando da «riqueza da graça» pela qual «Deus Pai [...] nos tornou agradáveis em Seu amado Filho», acrescenta: «N'Ele temos a redenção pelo Seu sangue» (Ef 1,7). Segundo a doutrina formulada em documentos solenes da Igreja, esta «riqueza da graça» manifestou-se na Mãe de Deus, pelo facto de Ela ter sido «redimida de um modo mais sublime» (Papa Pio IX). 


Em virtude da riqueza da graça do amado Filho e por motivo dos merecimentos redentores d'Aquele que haveria de tornar-Se seu Filho, Maria foi preservada da herança do pecado original. Deste modo, logo desde o primeiro instante da sua concepção, ou seja da sua existência, Ela pertence a Cristo, participa da graça salvífica e santificante e daquele amor que tem o seu início no «amado Filho», no Filho do eterno Pai que, mediante a Incarnação, se tornou o seu próprio Filho. 

Sendo assim, por obra do Espírito Santo, na ordem da graça, ou seja, da participação da natureza divina, Maria recebe a vida d'Aquele ao qual Ela própria, na ordem da geração terrena, deu a vida como mãe. [...] E, uma vez que Maria recebe esta «vida nova» numa plenitude correspondente ao amor do Filho para com a Mãe e, por conseguinte, à dignidade da maternidade divina, o Anjo na Anunciação chama-lhe «cheia de graça».

domingo, 2 de dezembro de 2012


Chegou um novo ano litúrgico - Ano C - e assim vamos reiniciar a caminhada ao ritmo da liturgia. Começamos com o Advento, que é tempo de esperança, de preparação e de espera da vinda do Senhor Jesus. É tempo de esperança alegre, porque sabemos que a profecia de Jeremias se cumpriu e Jesus já veio, mas por outro lado é tempo de vigilância, porque Ele há-de vir novamente e, como diz a Sagrada Escritura:"Feliz o homem que então Ele encontrar vigilante..."
 

Velai, pois, orando continuamente, a fim de terdes força para escapar a tudo o que vai acontecer e aparecerdes firmes diante do Filho do Homem.
 Lc. 21,36
Um Santo Advento para todos!

Senhor faz com que, no início de uma nova caminhada litúrgica e neste tempo tão especial do Advento, os nossos corações se deixem invadir pelo Teu Santo Espírito e sejamos, à imagem da 2ª leitura de hoje, capazes de crescer na caridade, no Teu Amor dando verdadeiro testemunho de Ti.
Mãe do Advento ensina-nos a viver este tempo tão especial, numa espera vigilante,orante e confiante.