domingo, 28 de outubro de 2012

Mestre, que eu veja!

 
"Naquele   tempo, quando  Jesus  ia  a  sair  de  Jericó  com  os  seus  discípulos e uma grande multidão, um mendigo cego, Bartimeu, o filho de Timeu, estava sentado à beira do caminho.
E ouvindo  dizer  que se tratava de Jesus de   Nazaré, começou a gritar e a dizer: «Jesus, filho de David, tem misericórdia de mim!»
Muitos repreendiam-no para o fazer calar, mas ele gritava cada vez mais: «Filho de David, tem misericórdia  de mim!»
Jesus parou e disse: «Chamai-o.» Chamaram o cego, dizendo-lhe: «Coragem, levanta-te que Ele chama-te.»
E ele, atirando fora a capa, deu um salto e veio ter com Jesus.
Jesus perguntou-lhe: «Que queres que te faça?» «Mestre, que eu veja!» respondeu o cego.
Jesus disse-lhe: «Vai, a tua fé te salvou!» E logo ele recuperou a vista e seguiu Jesus pelo caminho.

                                                                                                                                                                                              Mc 10, 46-52
 Hoje escolho, para reflexão, o Evangelho deste trigésimo domingo do tempo comum, porque a atitude deste cego é um desafio para quem, como eu, agradece o dom da visão e percebe que quando se trata da Fé, o ver vem do coração e não da vista. Por um lado Bartimeu quando pressente a presença de Jesus clama por Ele, "contra ventos e marés", indiferente às vozes que o mandam calar. O sentir Jesus, o querer vê-lo face a face ultrapassa qualquer obstáculo que se lhe apresente. O seu desejo de estar com Ele estava muito para além do que a maioria dos que O seguiam podia compreender. Que alegria sentiu, com toda a certeza, quando soube que Jesus o chamava! Então deixou tudo o que trazia com ele e saltou para junto de Jesus. É esta a atitude do cristão: deixar tudo, numa alegria sem fim, porque vai ao encontro d'Aquele que é a felicidade, que busca continuamente. 
E é a Fé que me faz ter esta certeza, é nela que alimento este desejo imenso de dizer "Mestre, que eu veja", Senhor que o meu coração se abra de par, em par, e te deixe entrar no todo que sou e que Tu criaste. Só serei verdadeiramente feliz quando Te vir em cada ser que se cruza comigo no meu dia a dia, onde quer que eu esteja, fazendo seja o que for. Em todo e qualquer momento da minha vida Tu estás presente neste, ou naquela, de quem gosto, ou por quem não nutro simpatia nenhuma, antes pelo contrário,  e como desejo ver-Te nele, ou nela Senhor, porque Tu os amas infinitamente e queres chegar aos seus corações também. Que esse Amor imenso que tens por cada um deles encha também os seus corações e assim passando de coração em coração o Teu Reino vá crescendo e Deus seja o Grande e Único Amor de cada ser por Ele criado. 


 

domingo, 21 de outubro de 2012

Conservemos firme a fé que professamos.

A Igreja celebra hoje o "Dia Mundial da Missões" e seja dentro, ou fora, do nosso país todo o cristão é também chamado a ser missionário. Há tanta gente que até andou na catequese, mas parece desconhecer Deus, no que que Ele tem de mais profundo e essencial: O Amor que se dá infinita e incondicionalmente por cada ser vivo, ontem, hoje, amanhã e para sempre, pois continua enamorado do ser por Si criado. E é dando testemunho na vida, no nosso quotidiano, que é deste Senhor ao mesmo tempo amante e amado que vive o cristão, que a maioria das pessoas pode também sentir o que é viver-se de um amor infinito, que nunca falha e nos alimenta continuamente. E se se esse for o nosso testemunho ninguém poderá ficar indiferente, porque só Deus se dá assim na vida de cada Homem.Isto é também ser missionário nos dias de hoje, acho eu.
Nossa Senhora das Missões, rogai por nós.
"Irmãos: Uma vez que temos um grande Sumo Sacerdote que atravessou os céus, Jesus, o Filho de Deus, conservemos firme a fé que professamos.De facto, não temos um Sumo Sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, pois Ele foi provado em tudo como nós, exceto no pecado. Aproximemo-nos, então, com grande confiança, do trono da graça, a fim de alcançar misericórdia e encontrar graça para uma ajuda oportuna."

Carta aos Hebreus 4,14-16.

"Na segunda leitura, o autor da Carta aos Hebreus fala-nos de um Deus que ama o homem com um amor sem limites e que, por isso, está disposto a assumir a fragilidade dos homens, a descer ao seu nível, a partilhar a sua condição. Ele não se esconde atrás do seu poder e da sua omnipotência, mas aceita descer ao encontro homens para lhes oferecer o seu amor."   (do site do Evangelho Quotidianao)


 

domingo, 14 de outubro de 2012

Olhou-o com bondade

Nas leituras de hoje há uma ideia que faz como que a ligação entre as três leituras proclamadas e até com o salmo: o senhor olha com bondade para cada um dos seus filhos adotivos e enche-os do Seu Amor para que possam ser felizes.


" Ele respondeu: «Mestre, tenho cumprido tudo isso desde a minha juventude.»
Jesus, fitando nele o olhar, sentiu afeição por ele e disse: «Falta-te apenas uma coisa: vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no Céu; depois, vem e segue-me.»"...
..."Eles admiraram-se ainda mais e diziam uns aos outros: «Quem pode, então, salvar-se?»
Fitando neles o olhar, Jesus disse-lhes: «Aos homens é impossível, mas a Deus não; pois a Deus tudo é possível.»"
Mc. 10, 19. 27
A lei pode cumprir-se pelo esforço humano e é boa em si mesma, mas é pouco, isso também podem fazer os que não acreditam em Deus. A lei  não dá a salvação, é apenas caminho que ajuda a perceber por onde se vai. Só em Cristo ela se cumpre plenamente. Por isso quando o jovem diz «Mestre, tenho cumprido tudo isso desde a minha juventude.»Jesus olha-o com Amor. Está no bom caminho, é alguém que procura ir mais além, é um jovem que procura amar a Deus sobre todas as coisas e isso é com certeza o que maior alegria pode dar a Jesus. Então Jesus propõe-lhe um desafio maior ainda, aquele que lhe pode trazer a verdadeira felicidade: o deixar-se amar por Deus na totalidade do seu ser, o entregar-se todo ao Senhor. E é aí que que está o segredo de Salomão: não pediu riquezas, mas sabedoria! E Deus tudo lhe deu! Mas o jovem rico não conseguiu, nem ninguém é capaz de o fazer sem a entrega total do seu coração a Deus.
E na segunda leitura o que é que nos é dito por S. Paulo na Carta aos Hebreus 4,12-13: "A  palavra de Deus é viva, eficaz e mais afiada que uma espada de dois gumes; penetra até à divisão da alma e do corpo, das articulações e das medulas, e discerne os sentimentos e intenções do coração. Não há nenhuma criatura oculta diante dele, mas todas as coisas estão a nu e a descoberto aos olhos daquele a quem devemos prestar contas." 

Só quando Deus nos olha com o Seu Amor, nos penetra com a Sua Palavra e nos habita com o Seu Corpo e Sangue, de modo a que passemos a viver unicamente d'Ele, será possível ser verdadeiramente feliz. E não foi para isto que Ele nos criou?!

"Saciai-nos desde a manhã Senhor, com a Vossa Bondade, para nos alegrarmos todos os dias da nossa vida. A Graça do Senhor desça sobre nós e sobre a obra das nossas mãos."


Ano da Fé na Vigararia de Porto de Mós

A nível vicarial  em Porto de Mós também vamos debruçar-nos sobre os documentos do Concílio Vaticano II, que comemora  50 anos, para celebrarmos o Ano da Fé.
 Aqui vai o programa retirado do blogue da Paróquia de Porto de Mós.




Dia da Igreja diocesana de Leiria-Fátima

Hoje é o dia da Igreja Diocesana de Leiria Fátima, em que o nosso bispo D.António Marto declara oficialmente abertas as celebrações do ANO da FÉ, na nossa diocese, na sequência da abertura a nível nacional no dia 12 de outubro. Vamos celebrar os 50 anos do Concílio Vaticano II e para isso não bastam uns dias! O Santo Padre, Bento XVI, entendeu que deveria ser ao longo de um ano, dada a importância que teve então e que continua a ter hoje e que é preciso fazer chegar aos mais novos. E para isso é preciso tempo...

sábado, 6 de outubro de 2012

Como Deus nos ama!


Deus criou o homem para que este fosse feliz e, através de Seu Único Filho, revelhou-lhe como é que tal é possível, ontem, hoje, amanhã e sempre.


"Convinha, com efeito, que aquele por quem e para quem existem todas as coisas, querendo levar muitos filhos à glória, levasse à perfeição, por meio dos sofrimentos, o autor da sua salvação.
De facto, tanto o que santifica, como os que são santificados, provêm todos de um só; razão pela qual não se envergonha de lhes chamar irmãos"  


 Carta aos Hebreus 2,10-11
 

 Na 2ª leitura S. Paulo lembra-nos o quanto Deus nos ama. É tão grande o Seu Amor por nós, que enviou ao mundo o Seu muito amado Filho, em quem pôs todo o Seu enlevo. 
Por sua vez o Filho, pelo seu imenso Amor ao Pai solidarizou-se com os homens, partilhando a sua debilidade a tal ponto que aceitou morrer na Cruz e assim, mostrou a toda a humanidade que a verdadeira vida está no Amor que se dá até às últimas consequências.


Ó Senhor que eu me deixe amar por Ti, na totalidade do meu ser, no alto da Cruz, mas mais ainda na Vitória sobre a morte, na Tua Ressurreição. A partir daí toda a vida ganha outro sentido, o do Amor de Deus por cada homem, para que todos os seres, por si criados, sejam verdadeiramente felizes.
Guia-me Senhor por este caminho de felicidade.
Mãe querida ampara-me nas quedas e, com os teus braços nos meus, ensina-me a erguer-me de novo após cada momento de dificuldade e guia-me pelo caminho que o Teu Filho quer para mim.
 Entrego-te Mãe todos aqueles que se sentem derrotados, ou esmagados, no seu dia a dia, pelos obstáculos que encontram nos seus caminhos. Que todos possam sentir a tua mão amiga que os guia por essas sendas estreitas, mas capazes de os conduzir à verdadeira felicidade de encontrar o Teu Filho, Amor total por eles derramado.
Ámen.