sábado, 30 de junho de 2012

Crê somente

 XIII Domingo do tempo comum


"Disse-lhe Ele: «Filha, a tua fé te  salvou; vai em paz e sê curada do teu mal.»
Ainda Ele estava a falar, quando, da casa do chefe da sinagoga, vieram dizer: «A tua filha morreu; de que serve agora incomodares o Mestre?»
Mas Jesus, que surpreendera as palavras proferidas, disse ao chefe da sinagoga: «Não tenhas receio; crê somente.» ...
E não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago.
...Jesus pôs fora aquela gente e, levando consigo apenas o pai, a mãe da menina e os que vinham com Ele, entrou onde ela jazia.
Tomando-lhe a mão, disse: «Talitha qûm!», isto é, «Menina, sou Eu que te digo: levanta-te!»
E logo a menina se ergueu e começou a andar, pois tinha doze anos. Todos ficaram assombrados. "

Mc 5, 34-35. 40b-42
Só o nosso Deus  diz: não tenhas receio, crê somente e serás curada. O dom da fé que Ele nos deu no dia do nosso Batismo e que se vai fortalecendo e crescendo na medida em que Ele nos vai habitando cada vez mais, a ponto de ser o único Amor do nosso coração, é o nosso segredo para caminharmos como Ele quer.
 Esse Amor, que sendo único, é tão grande que se transmite a todos aqueles com quem vivemos, ou nos cruzamos, sem nunca perder nada da sua força vivificante, é o verdadeiro tesouro que permite ao chefe da sinagoga continuar a acreditar, mesmo quando as outras vozes são contrárias e fazem troça de quem acredita.Sim, porque esse AMOR é DEUS e a Deus nada é impossível.

É engraçado que sendo uma leitura que fala da nossa condição de doentes e de mortais, o que é sem dúvida causa de sofrimento para o homem, é, ao mesmo tempo, uma leitura que fala do carinho, do cuidado, da ternura, da beleza que é este nosso Deus, que está sempre atento às necessidades dos Seus filhos e pronto para se dar a todo o que n'Ele crê, o que nos centra na verdadeira razão de ser da nossa vida: anunciá-lo, pelo testemunho de vida, como o Amor único e total para todos e cada um de nós e que está vivo no meio de nós, cuidando do seu rebanho, atento a todas as crises por que vamos passando, sejam elas de que natureza forem. 
"Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos", é uma das frases de Jesus que neste momento recordo, com um sabor especial pois, na certeza da fé, eu acredito que Tu nos acompanhas, aliás vives em nós e assim também eu posso pedir-Te ajuda, ou puxar a orla do Teu manto, ou escutar as Tuas palavras: "sou Eu que te digo, levanta-te". E impelida por Ti eu conseguirei caminhar, sem medo, porque Tu vais comigo.
Obrigada Senhor.
Glória e louvor a Ti Senhor, que tanto nos amas.
Eu creio em Ti, Senhor, mas aumenta a minha pouca fé.
Ajuda-me Mãe Santíssima a percorrer este caminho unicamente apoiada em Teu Filho.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

S.Pedro

Hoje, 29 de junho, Solenidade de S.Pedro...Porto de Mós

S.Pedro é o padroeiro de uma das duas paróquias de Porto de Mós, que com a nova reordenação territorial provavelmente serão unificadas. A nível civil festejamos as festas de S.Pedro, mas a nível religioso o senhor padre José faz questão de celebrar também,no dia próprio, a solenidade de S.Pedro, pois nem sempre as festividades da edilidade fazem coincidir a celebração eucarística, com o dia 29 de junho. Assim, o nosso pároco atual deseja fazer deste dia o verdadeiro dia da nossa igreja local , com a representação das duas paróquias e de todos os lugares que as compõem (em que há celebrações de culto). Gostei de perceber que a sua ideia é ajudar-nos a entender que temos de aprender  que somos uma só igreja e que todos juntos podemos dar a imagem dos primeiros cristãos que eram unidos e tudo partilhavam e punham em comum. Ele não disse, mas eu acrescento, temos que ser um por todos e todos por um, ajudarmo-nos uns aos outros, não interessando o lugar a que pertencemos. Agora, nesta aldeia global, somos cidadãos do mundo, hoje vivemos aqui, amanhã sabe  Deus onde estaremos. Por isso também chamou a este dia o Dia da Unidade, o Dia da Solidariedade e o Dia da Igreja Local. Lançou-nos o desafio de todos trabalharmos neste sentido, dando-nos mesmo o exemplo de uma paróquia onde foi pastor, em que, no dia em que se festejava o padroeiro, se sentia esta unidade paroquial.
Afinal a Igreja não é de Deus e não é para Ele que todos nos esforçamos, para que o Seu Reino cresça e a nossa fé n'Ele se fortaleça? É sempre Deus que tem que vir em primeiro lugar, e em segundo e em terceiro....e como Deus é Amor, se n'Ele vivermos, amar-nos-emos como Deus nos ama.
Que S.Pedro, o nosso padroeiro, interceda junto de Deus para que vamos caminhando nesta direção.


Também te entrego, em especial neste dia, o nosso pároco, o bispo desta  Igreja particular de Leiria-Fátima e o Santo Padre, que sendo bispo de Roma, é o sucessor de Pedro nesta Igreja Universal, para que os protejas, guies e guardes e assim encontrem em Deus a sua única força.
 E a nós leigos, que somos as pedras vivas desta Igreja local, dá-nos a coragem para sermos verdadeiras testemunhas de Jesus ressuscitado, nos dias de hoje, em todo e qualquer lugar em que habitamos, vivemos, nos movemos e trabalhamos.Acolhemo-nos à tua proteção.


domingo, 24 de junho de 2012

S.João Batista

A Igreja celebra hoje a solenidade do nascimento de S.João Batista. Esta festividade é memória obrigatória, que se sobrepõe à liturgia do XII domingo do tempo comum. É o único santo em que tal acontece, regra geral só se celebra o santo no dia da sua  morte e se for ao domingo, a liturgia dessa festividade passa para   o dia seguinte. E, mais S.João Batista até tem direito à celebração litúrgica da vigília na noite do dia 23.

E porquê tudo isto? Eu acho que é  porque S.João Batista, entre outras situações: foi o profeta de ligação entre o Antigo e o Novo Testamento; foi abençoado ainda durante a sua gestação, quando Nossa Senhora visita a sua prima Isabel, saltando de alegria quando sente a presença do Salvador;  viveu no deserto, desde muito jovem, para se preparar para a sua missão; veio preparar a vinda do Senhor Jesus a este mundo; foi diminuindo à media que Jesus ia crescendo no anúncio do Reino; pregou a conversão apontando sempre para Aquele que já tinha vindo e a quem  dizia "não era digno de Lhe desatar as sandálias"; batizou com água; testemunhou com a sua vida uma entrega total a Deus; batizou Jesus e foi testemunha da manifestação da  predileção  de Deus Pai por Jesus, seu Único e Muitíssimo Amado Filho; e, por fim, deu a sua vida por amor de Jesus, porque lhe  permaneceu sempre fiel, na proclamação da verdade, da justiça, da denúncia e no anúncio do Amor de Deus, que em Jesus se ia revelar a todos os homens.  Por tudo isto e muito mais a Igreja tinha que dar a S. João Batista um destaque especial. Ele foi humilde, mas fiel, denunciador do pecado, mas misericordioso para o pecador que se convertia, meigo para o pobre, mas inflexível para com as situações de pecado, mentira e injustiça." Ele foi a cana que clama no deserto". 
Destemido no cumprimento da sua missão de preparar a vinda do Senhor e de apelar para a conversão de coração, S. João Batista é um exemplo para os dias de hoje, em que é preciso anunciar o Reino de Deus nos meios em que vivemos e, sinceramente, às vezes não é fácil fazê-lo. 



Ajuda-me S.João a ser coerente na minha vida, a dar testemunho do Amor de Deus, não tanto por palavras, mas pelo que faço e como atuo. Que tudo seja para crescimento do Reino  e para Glória de Deus.

domingo, 17 de junho de 2012

A semente de mostarda


Das leituras de hoje, XI domingo do tempo comum, destaco esta parte do Evangelho:

Dizia também: «Com que havemos de comparar o Reino de Deus? Ou com que parábola o representaremos?
É como um grão de mostarda que, ao ser deitado à terra, é a mais pequena de todas as sementes que existem, mas, uma vez semeado, cresce, transforma-se na maior de todas as plantas do horto e estende tanto os ramos, que as aves do céu se podem abrigar à sua sombra.» 
                                                                                                                                 Mc 4, 30-32
Efetivamente os Apóstolos eram tão poucos, mas daqueles poucos o Senhor fez os alicerces da Sua Igreja. A pedra angular angular é Cristo, mas foi a partir daqueles que Ele escolheu que a pouco e pouco a semente que Jesus semeou nos seus corações foi crescendo e de tal maneira que hoje, no século XXI, a Igreja de Cristo continua viva. Escolheu quem? Doutores,políticos, sábios, filósofos, ricos...?! Não, escolheu gente de coração sincero, capaz de se lhe entregar totalmente, de dar a vida por Ele. Não eram importantes aos olhos do mundo, não eram perfeitos, mas Jesus conhecia-os, no mais íntimo dos seus corações, e sabia que podia contar com eles. Foram a pequena semente que se transformou na árvore grande onde todo o homem se pode abrigar. 
É esta a maravilha de Deus e da sua Igreja, é assim que Jesus nos explica o que é o Reino de Deus, porque hoje continua a fazer o mesmo, através de outros a quem chama e que têm a coragem de se lhe entregar de todo o coração. É neles e nelas, através dos seus testemunhos, que vamos percebendo o que é o Reino de de Deus. Neste momento lembro-me de Madre Teresa de Calcutá. Mas há tantos e tantas que nos possibilitaram ver que é possível "viver como Jesus viveu, amar como Jesus amou", isto é nos mostraram, nas suas vidas, como o grão de mostarda cresce e se torna numa árvore enorme que abriga todos os que aí se quiserem acolher.
Deus seja louvado, porque em Jesus se revelou assim . 
Ajuda-me Senhor a não viver senão para Ti, para o crescimento do Teu Reino. Que em tudo o que faça, ou diga, por mais pequenino que seja, eu só tenha essa preocupação.
Sagrado Coração de Jesus, rogai por nós.
Mãe Santíssima olhai por nós.





Sagrado Coração de Jesus


                                                       Santa Margarida Maria Alacoque (16 de junho de  1675)

Estamos no mês de junho, especialmente dedicado ao Sagrado Coração de Jesus.
Ainda na sexta-feira, dia 16 de junho, se celebrou a festa do Sagrado Coração de Jesus, uma vez que esta se realiza na sexta-feira depois da oitava da festa do Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor Jesus. E no dia a seguir, que foi no sábado, celebrou-se a festa do Sagrado Coração de Maria. É a forma de celebrarmos,de um modo mais especial o Amor de Deus manifestado, em Jesus ,Seu Filho, e em Nossa Senhora, a Mãe de Jesus (e nossa também!). É no coração que se manifesta toda a a natureza do nosso ser, o que somos verdadeiramente, por isso, festejamos essencialmente "O Amor", porque Deus é Amor e o Seu Coração é "O Amor" a jorrar continuamente sobre cada um de nós, a habitar-nos a cada momento, a nunca nos deixar sós, nem que seja por um instante, pois, como nos é dito nos Evangelhos, Ele estará sempre connosco até ao fim dos tempos.

Senhor, que eu aprenda de Ti a contemplar-te como este coração inflamado de Amor por mim, por cada homem, por cada ser criado por Deus e me deixe inundar de Ti, para que o Teu Amor passe e chegue a todos aqueles a quem queres dar-Te através de mim.

Sagrado Coração de Jesus e de Maria , rogai por nós.

domingo, 10 de junho de 2012

Tarde Te amei

 Ao pensar nas leituras de hoje deparo-me com uma série de dificuldades em todas elas, por razões diferentes, é certo, mas igualmente desinstaladoras e desafiadoras para viver uma vida de verdade e de entrega ao Senhor Deus.
Na primeira  leitura está patente que, desde sempre e, hoje, mais ainda, o homem quis e, continua a querer, ser dono da História, pretendendo ser maior do que o próprio Deus. Fez-me lembrar a fábula da rã que queria ser do tamanho do  boi. Até a crise política e financeira que vivemos hoje, em todo o mundo, é fruto desta ganância sem limites, desta soberba e orgulho que caracteriza a natureza humana. 



quinta-feira, 7 de junho de 2012

Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus

Feliz  dia do Corpo de Deus!
 
E esta foi a última quinta-feira em que celebrámos a solenidade do Corpo de Deus!  
Nos próximos cinco anos ( pelo menos ) passaremos a celebrar esta festa, que se celebrava na 2ª quinta-feira a seguir ao Pentecostes, no domingo. É mais um sinal dos tempos que vivemos, seja em nome da crise, seja porque nós,os católicos também parece que não lhe damos grande importância ... a contar pelo número de pessoas que estavam ontem na missa vespertina !!!
Mas afinal porque é que a Igreja Católica celebra solenemente este dia há tantos anos?!


Ao escutar as leituras deste dia e, ao comparar a primeira com a segunda leitura, é fácil perceber o quanto é diferente a forma como celebramos a Aliança de Deus antes e depois da vinda do Filho de Deus a este mundo, antes e depois da Ressurreição de Jesus. A Nova Aliança selada com  o Sangue do Filho Único de Deus, foi realizada de uma só vez e torna-se presente, viva, no sacramento da Eucaristia, naquele pedacinho de pão, tão pequenino e fininho, sujeito a todas as vulnerabilidades deste mundo, mas que encerra o maior tesouro do tesouros que alguém, por mais rico que seja, possa possuir. E depois é um tesouro ao alcance de todo o coração que O deseja sinceramente, e que se despoja de si mesmo para se encher todo d'Ele e só d'Ele. Ele sim é o verdadeiro tesouro que não se corrompe e ninguém nos pode tirar: o Amor de Deus, manifestado em Jesus Cristo , Seu Filho único, que por Amor ao Pai, se entrega totalmente por todos e por cada um de nós. E é a possibilidade de O podermos viver em cada Eucaristia em que participamos que é a razão de fazermos uma festa mais solene, num dia unicamente a Ele dedicado. Será que maravilha tão igual não merece um destaque especial num dos 365(6) dias do ano?


 Com, ou sem feriado, uma certeza eu tenho, é a de que hoje foi dia de louvar, dar graças a Deus e fazer festa, porque Deus me ama, te ama, nos ama, de uma forma total, com um amor infinito, numa intimidade tão grande, que se faz um connosco, no mais íntimo da nossa alma, do nosso ser. Que eu, Senhor, dê testemunho deste Amor que me habita, durante cada dia que me dás a graça de viver. 
Viva Jesus Sacramentado. 
Honra, Louvor e Glória Te sejam dadas , hoje e sempre, pelos séculos dos séculos, sem fim. Ámen!

domingo, 3 de junho de 2012

Santíssima Trindade


 Hoje é Domingo e a Igreja Católica celebra a Santíssima Trindade. É o dia de Deus por excelência. Porquê? Porque hoje celebramos a verdadeira essência de Deus: O Amor. É nesta comunhão total, entre o Pai,o Filho e o Espírito Santo, que Deus se nos revelou em Jesus, no alto da Cruz e na vitória da Ressurreição. É na unidade absoluta destas três pessoas que nos mostra, pela ação do Espírito Santo o quanto Deus é "O Amor". 

Meus Deus, Uno e Trino, que é o homem para dele te lembrares e, como diz o salmista, no entanto tudo lhe deste, fizeste-o pouco menos do que os anjos, puseste quase tudo debaixo dos seus pés.  Por Teu Filho Único, nos tornaste teus filhos e n'Ele nos revelaste a natureza do teu Amor. Um Amor em contínuo que, pelo Espírito Santo jorra incessantemente sobre cada uma das tuas criaturas. És assim connosco Senhor, o Amor que se dá a cada um de nós, sem limites, nem fronteiras, desde que o nosso coração se abra ao Teu e n'Ele permaneça.
Para mim hoje a Igreja celebra, mais festivamente, a festa do AMOR. Solenemente festeja Deus na sua totalidade e individualidade, Deus todo, que na totalidade da sua Pessoa todo se dá a cada um de nós e ao mundo inteiro.