sábado, 26 de maio de 2012

Domingo de Pentecostes

Hoje a Igreja celebra a Solenidade da descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos. Que Ele nos guie e ilumine neste tempo, que é o nosso, onde a Sua ação se continua a fazer sentir, se  lhe abrirmos o nosso coração.


Vinde, Ó Santo Espírito,
vinde, Amor ardente,
acendei na terra
vossa luz fulgente.

Vinde, Pai dos pobres:
na dor e aflições,
vinde encher de gozo
nossos corações.

Benfeitor supremo
em todo o momento,
habitando em nós
sois o nosso alento.

Descanso na luta
e na paz encanto,
no calor sois brisa,
conforto no pranto.

Luz de santidade,
que no Céu ardeis
abrasai as almas dos vossos fiéis.

Sem a vossa força
e favor clemente,
nada há no homem
que seja inocente.

Lavai nossas manchas,
e aridez regai,
sarai os enfermos
e a todos salvai.

Abrandai durezas
para os caminhantes,
animai os tristes,
guiai os errantes.

Vossos sete dons
concedei à alma
do que em Vós confia:

Virtude na vida
amparo na morte,
no Céu alegria.

domingo, 20 de maio de 2012

Ascensão de Jesus ao Céu


"Então, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi arrebatado ao Céu e sentou-se à direita de Deus.
Eles, partindo, foram pregar por toda a parte; o Senhor cooperava com eles, confirmando a Palavra com os sinais que a acompanhavam." 

S. Marcos 16,20.

Hoje, ao reler o Evangelho, lembrei-me do que disse o senhor prior, ontem na missa vespertina ao explicá-lo às crianças da catequese. Não foram estas as suas palavras exatas, mas o sentido que delas captei. Sim, parece que o Senhor Jesus se afasta de nós ao subir aos Céus, sentando-se à direita de Deus. Dá a impressão de que nos abandonou. Mas, dizia ele, é precisamente ao contrário, era preciso que Ele se juntasse a Deus, nesta Unidade Única com o Pai, sendo um só Deus, para poder entrar dentro de cada de um nós e ficar a habitar-nos para todo o sempre. Só então começámos a perceber que de lá, de junto do Pai, pela ação do Espírito Santo passámos a receber Deus Uno e Trino no nosso coração, fazendo um todo com cada um de nós.Ele ficou connosco para sempre até ao fim dos tempos. Ficou mais próximo ainda. Quando o recebemos na comunhão passa a circular no nosso sangue, a alimentar a totalidade do nosso ser, a ser um connosco.Fica a fazer parte do nosso coração. 
Mas também disse o sr. pe. José, que era preciso que agora cada um de nós, em Igreja, continuasse a missão de Jesus enquanto esteve vivo connosco, cá na terra. Foi assim que fizeram os apóstolos e é essa a missão de cada um de nós , batizado, crente em Jesus, o Filho de Deus feito Homem, que agora está sentado à direita do Pai: ide e anunciai a todos os povos a Boa Nova de que Jesus está vivo, ressuscitado e vive no coração de todo o que n'Ele crê e se abre à Sua ação no mais íntimo do seu ser.

Senhor Jesus, que o meu coração se deixe repassar por Ti, Amor sem limites, e deixe que passes a todos os que pões no meu caminho. Mãe Santíssima, neste mês especialmente dedicado a Ti, entrego o meu pedido de ser fiel a esta missão que o Senhor Jesus nos deixou.Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós.


quinta-feira, 17 de maio de 2012

Dia da espiga

Quinta feira da Ascensão (significa que faz hoje 40 dias que celebrámos o Domingo de Páscoa)

Hoje foi o dia da espiga, não vivido como noutras eras, mas lembrado porque era neste dia que se celebrava a subida do Senhor aos Céus. Ficamos com o gesto da recolha do ramo, composto de plantas e flores campestres, cada uma com o seu significado específico e transferimos, para o domingo seguinte, a celebração da Ascensão de Jesus ao Céu.

Em relação ao ramo diz-se que deve ter: uma espiga, para que não falte o pão nas nossas casas;um malmequer para que traga ouro e prata lá para casa; papoilas para que haja amor e vida nas nossas famílias; alecrim desejando saúde e força para os que compõem a família; um ramo de oliveira como desejo de paz e da luz divina para os membros da família. 

Um Feliz Dia da Espiga para todos.

domingo, 13 de maio de 2012

DEUS É AMOR


Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus; e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus.
Aquele que não ama não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor.
E o amor de Deus manifestou-se desta forma no meio de nós: Deus enviou ao mundo o seu Filho Unigénito, para que, por Ele, tenhamos a vida.
É nisto que está o amor: não fomos nós que amámos a Deus, mas foi Ele mesmo que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados.
                                                                                                                     1ª Carta de S. João 4,7-10.

Obrigada  Senhor por nos amares assim. Por Teu Filho te peço ensina-nos a amar-Te como Teu Filho Te ama.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

A cepa e os ramos

V Domingo da Páscoa



Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanece em mim e Eu nele, esse dá muito fruto, pois, sem mim, nada podeis fazer.
                                                                                                                                        Ev. S. João 15,5

Já hoje é 2ª feira e não consegui  transmitir nada do quanto este Evangelho me tocou, no mais íntimo de mim mesma: esta certeza de que o Senhor é a seiva que me corre nas veias e de que, sem esta ligação vital, ficarei completamente perdida, pois é Ele a única e verdadeira fonte da vida, à qual estou ligada desde o dia do meu batismo é o renovar da minha fé no Senhor Ressuscitado que me conduz ao Pai. E eu necessito de ter sempre presente, em todos os momentos da minha vida, esta confiança de que o Senhor Jesus me habita sempre, me ama assim, a ponto de se fazer um comigo numa união tão profunda, que sem Ele não posso dar fruto. Por isso as podas, os momentos de maior intimidade, de purificação interior, são necessárias, para que, Deus Pai seja glorificado nos frutos desta cepa, em que um dos ramos sou eu.

Senhor Jesus, uma só coisa te peço e por ela anseio: que eu nunca duvide do teu amor por mim, por cada homem, pela humanidade inteira.



quinta-feira, 3 de maio de 2012

O sr.Bispo de Leiria Fátima com os profissionais de Educação da vigararia de Porto de Mós



No passado dia 27 de Abril, pelas 21h15m, realizou-se  o encontro dos profissionais da educação da vigararia de Porto de Mós com o Sr.Bispo  da Diocese de Leiria-Fátima, D.António Marto, no auditório da Ecoteca de Porto de Mós.
A sala esgotou a lotação, com profissionais (fundamentalmente do sexo feminino, como era de esperar, pois no mundo dos profissionais da educação há, proporcionalmente, muito menos homens ) oriundos das diferentes paróquias da vigararia.  O ambiente inicial foi criado pelo grupo de jovens de Alvados que cantou,  encantou e procurou escolher canções de acordo com o tema do encontro: Valores - saber ser e estar.   
     
 

De seguida, o Sr.Pe. Leonel (coordenador da equipa organizadora do encontro), fez os agradecimentos aos que tornaram possível este "meeting"; apresentou os elementos que constituíram a mesa, ( Sr. Bispo, e os professores Jorge, Paulo e Luís) e iniciou a sessão com a leitura de um texto bíblico.
Foi então que ouvimos o primeiro testemunho pessoal; a história de vida do professor Paulo(docente de História), enquanto educador cristão e que hoje procura transmitir os valores  em que acredita, a todos os seus alunos . Também o professor de Educação Moral Religiosa Católica, Luís, testemunhou o seu viver da fé cristã na escola de Mira de Aire.
Após o testemunho dos leigos, passou-se à escuta da palavra do nosso Bispo. Era este o momento mais esperado.  E realmente não ficámos desiludidos: foi o pastor preocupado , atento, ciente dos problemas que vivem , no seu dia a dia, os educadores ali presentes. Procurou  partilhar, aconselhar e principalmente transmitir a certeza de que o Senhor Ressuscitado está presente, é nosso companheiro de jornada nesta tarefa difícil de educar,  que é da responsabilidade de  “toda a tribo” e não apenas  dos profissionais de educação.  

S.Tiago e S.Filipe

Hoje é dia de S. Tiago (menor) e S. Filipe, para a Igreja Católica. Todos os dias a Igreja celebra um dos seus santos, porque é que me lembrei destes dois, hoje? Têm de facto um importância muito grande para mim, porque foi, num dia 3 de maio, de um ano já bem longínquo, na história da minha vida, que fiquei a conhecer um caminho, que nesta Igreja de Jesus Cristo, me abriu uma janela para Deus. Na angústia, na aflição, na procura obscura, também pode surgir a Luz que nos conduz ao Pai. E é por isso que não posso deixar de dar de dar graças e louvar a Deus pelas maravilhas que fez e vai fazendo na minha vida. Neste tempo de Páscoa, que ainda vivemos, está mais presente esta certeza de que Ele caminha comigo e nunca me abandona. À semelhança dos discípulos de Emaús está a meu lado e vai-me explicando as escrituras, através de tantos e tantas pessoas que pôs no meu caminho e por quem se vai revelando aos meus olhos e ao meu coração. Entrego-tos todos neste momento e peço a tua proteção para todos eles (elas).
Possa eu ser o mesmo sinal da presença viva do Ressuscitado entre aqueles que Jesus põe no meu caminho!
S. Filipe e S. Tiago protegei-me e guiai-me para Aquele que é o único que me pode fazer feliz, pois Ele é a verdadeira felicidade, a Fonte da Vida.