segunda-feira, 30 de abril de 2012

Domingo do Bom Pastor

     
 Evangelho segundo S. João 10,14-16. 

Naquele tempo, disse Jesus: « Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me, assim como o Pai me conhece e Eu conheço o Pai; e ofereço a minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil. Também estas Eu preciso de as trazer e hão-de ouvir a minha voz; e haverá um só rebanho e um só pastor.» 

É este  bom pastor que conhece cada uma das suas ovelhas pelo seu nome, que dá a vida por cada uma delas e que deseja atrair a Si todas as outras ovelhas,que não pertencem ao seu redil, porque também as ama, que verdadeiramente me atrai e cativa. Tem em Si o dom da vida e transmite-o a todos os que n'Ele se quiserem deixar amar. A todos os que se quiserem acolher nos seus braços. Ele aí está, sempre pronto a acolher, a corrigir, a levar pela mão, a deixar que a cabeça cansada de tanta labuta repouse no seu peito e descanse verdadeiramente, retomando fôlego para continuar a caminhada. 

É assim que te contemplo Senhor, como Aquele que conhecendo-me no mais íntimo do meu ser, dá a vida por mim, para que todos, os que pões em contacto comigo, nos caminhos desta vida, Te possam conhecer  e amar. É a Ti meu Senhor e meu Deus, meu Pastor, que desejo amar com todas as forças do meu ser. Afinal, quem tem um Pastor como Tu, de que é que pode ter medo? É que, ainda que me perca, Tu deixas todas as outras ovelhas em segurança, e vais à minha procura. Obrigada Senhor por amares assim cada ser que criaste e habita este nosso mundo. Bendito e louvado sejas pelo séculos sem fim. Amén.



quarta-feira, 25 de abril de 2012

49º Dia Mundial de oração pela Vocações


No próximo domingo, dia 29 de Abril, a Igreja celebra  o  49º Dia Mundial de Oração pelas Vocações (como o culminar da semana de oração pelas vocações) e o Santo Padre, Bento XVI, escreveu uma mensagem especial para este dia, da qual destaco o seguinte:

Tema: As vocações, dom do amor de Deus 
 ...
A fonte de todo o dom perfeito é Deus, e Deus é Amor – Deus caritas est –; «quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele» (1 Jo 4, 16).
 ...
À vista da obra realizada por Deus na sua providência, o salmista exclama maravilhado: «Quando contemplo os céus, obra das vossas mãos, a Lua e as estrelas que Vós criastes, que é o homem para Vos lembrardes dele, o filho do homem para com ele Vos preocupardes?» (Sal 8, 4-5). Assim, a verdade profunda da nossa existência está contida neste mistério admirável: cada criatura, e particularmente cada pessoa humana, é fruto de um pensamento e de um ato de amor de Deus, amor imenso, fiel e eterno (cf. Jer 31, 3). É a descoberta deste facto que muda, verdadeira e profundamente, a nossa vida. Numa conhecida página das Confissões, Santo Agostinho exprime, com grande intensidade, a sua descoberta de Deus, beleza suprema e supremo amor, um Deus que sempre estivera com ele e ao qual, finalmente, abria a mente e o coração para ser transformado: «Tarde Vos amei, ó beleza tão antiga e tão nova, tarde Vos amei! Vós estáveis dentro de mim, mas eu estava fora, e fora de mim Vos procurava; com o meu espírito deformado, precipitava-me sobre as coisas formosas que criastes. Estáveis comigo e eu não estava convosco. Retinha-me longe de Vós aquilo que não existiria, se não existisse em Vós. Chamastes-me, clamastes e rompestes a minha surdez. Brilhastes, resplandecestes e dissipastes a minha cegueira. Exalastes sobre mim o vosso perfume: aspirei-o profundamente, e agora suspiro por Vós. Saboreei-Vos e agora tenho fome e sede de Vós. Tocastes-me e agora desejo ardentemente a vossa paz» (Confissões, X, 27-38). O santo de Hipona procura, através destas imagens, descrever o mistério inefável do encontro com Deus, com o seu amor que transforma a existência inteira.
Trata-se de um amor sem reservas que nos precede, sustenta e chama ao longo do caminho da vida e que tem a sua raiz na gratuidade absoluta de Deus.
... 
De facto, cada vocação específica nasce da iniciativa de Deus, é dom do amor de Deus! É Ele que realiza o «primeiro passo», e não o faz por uma particular bondade que teria vislumbrado em nós, mas em virtude da presença do seu próprio amor «derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo» (Rm 5, 5).
Em todo o tempo, na origem do chamamento divino está a iniciativa do amor infinito de Deus, que se manifesta plenamente em Jesus Cristo. «Com efeito – como escrevi na minha primeira Encíclica, Deus caritas est – existe uma múltipla visibilidade de Deus. Na história de amor que a Bíblia nos narra, Ele vem ao nosso encontro, procura conquistar-nos – até à Última Ceia, até ao Coração trespassado na cruz, até às aparições do Ressuscitado e às grandes obras pelas quais Ele, através da ação dos Apóstolos, guiou o caminho da Igreja nascente. Também na sucessiva história da Igreja, o Senhor não esteve ausente: incessantemente vem ao nosso encontro, através de pessoas nas quais Ele Se revela; através da sua Palavra, nos Sacramentos, especialmente na Eucaristia» (n.º 17).
O amor de Deus permanece para sempre; é fiel a si mesmo, à «promessa que jurou manter por mil gerações» (Sal 105, 8). Por isso é preciso anunciar de novo, especialmente às novas gerações, a beleza persuasiva deste amor divino, que precede e acompanha: este amor é a mola secreta, a causa que não falha, mesmo nas circunstâncias mais difíceis.
Amados irmãos e irmãs, é a este amor que devemos abrir a nossa vida; cada dia, Jesus Cristo chama-nos à perfeição do amor do Pai (cf. Mt 5, 48). Na realidade, a medida alta da vida cristã consiste em amar «como» Deus; trata-se de um amor que, no dom total de si, se manifesta fiel e fecundo. 


 Nota: Só não transcrevi o texto todo, porque ficava um pouco extenso, mas vale a pena ler a mensagem na sua totalidade, como se comprova pelo excerto que selecionei. A mensagem faz-nos sentir únicos aos olhos de Deus e amados até ao infinito, por Aquele que é Todo Amor. 
Obrigada Senhor por nos amares assim. 

domingo, 22 de abril de 2012

Encontro de profissionais de educação da vigararia de Porto de Mós



Data: 27 de Abril de 2012
Hora: das 21h às 23h

Evento: encontro de cristãos profissionais de educação presidido pelo senhor Bispo
Objetivos: Incentivar os cristãos a testemunharem a caridade de Cristo através das obras de justiça, de promoção do desenvolvimento humano e de paz, ao serviço da dignidade da pessoa numa sociedade justa e fraterna;
e mostrar com testemunhos como é possível estar presente nas diversas realidades levando aí os valores do Evangelho.

A Paz esteja convosco


Continuamos a viver o grande Dia de Páscoa e quando Jesus Ressuscitado aparece aos seus discípulos começa sempre com " a Paz esteja convosco". É Ele que se dá verdadeiramente a Ele próprio nesta Paz que lhes deseja e também nos transmite a cada um de nós quando se faz "visível" na nossa vida do dia a dia.

"E como, na sua alegria, não queriam acreditar de assombrados que estavam, Ele perguntou-lhes: «Tendes aí alguma coisa que se coma?»
Deram-lhe um bocado de peixe assado; e, tomando-o, comeu diante deles.
Depois, disse-lhes: «Estas foram as palavras que vos disse, quando ainda estava convosco: que era necessário que se cumprisse tudo quanto a meu respeito está escrito em Moisés, nos Profetas e nos Salmos.»
Abriu-lhes então o entendimento para compreenderem as Escrituras."
                                                                                                                       Lucas 24,41-
Outra  constante, em quase todos os seus encontros com os discípulos , é que Jesus se lhes manifesta e é reconhecido e compreendido por eles na refeição quando reparte o pão (peixe). 
É sempre assim também em cada Eucaristia em que Jesus todo se nos dá  e "entra" dentro de cada um de nós, pela Palavra e pelo partir do Pão e se faz nosso companheiro, no mais íntimo do nosso ser. Por isso é tão importante a nossa participação em cada Eucaristia, pois aí O vamos conhecendo e deixando que entre no mais profundo do nosso ser e assim vamos crescendo na fé.


domingo, 15 de abril de 2012

Felizes os que creem sem terem visto!


«Estando as portas fechadas, Jesus veio, pôs-se no meio deles e disse: «A paz seja convosco!»
Depois, disse a Tomé: «Olha as minhas mãos: chega cá o teu dedo! Estende a tua mão e põe-na no meu peito. E não sejas incrédulo, mas fiel.»
Tomé respondeu-lhe: «Meu Senhor e meu Deus!»
Disse-lhe Jesus: «Porque me viste, acreditaste. Felizes os que creem sem terem visto». 
                                                                                                                             Ev..S.João 20, 29-30
Tomé tinha vivido com o Senhor, mas  o testemunho dos outros discípulos, da sua comunidade, não foi suficiente para ele. Por isso Jesus que já estava com eles, pois já tinha ressuscitado, fez-se visível e veio ao encontro de Tomé, para que este também acreditasse e descansasse o seu coração na Paz do Senhor. E Tomé fez uma profissão de fé linda: "Meu Senhor e Meu Deus". Da incredulidade deste discípulo Jesus dá-nos uma Bem-aventurança: felizes os que acreditam sem terem visto. 
É assim Jesus ressuscitado, que ao mesmo tempo corrige e sustém na fé, todo aquele que o busca de coração aberto.
Senhor, eu creio que ressuscitaste, estás vivo e me precedes na Galileia (com tudo o que este "lugar" significa na minha vida). Como Tomé eu me entrego a Ti, meu Senhor e meu Deus.
Sopra sobre todos nós o Espírito Santo e fortifica-nos no nosso caminhar para Deus, apoiados em Ti, deixando que nos leves pela mão até Ele. Contigo "os medos da noite" desaparecem e livres, em Ti, poderemos dar testemunho do Amor de Deus, que por Ti, nos habita e pode assim chegar a todo o ser criado. Foi assim com os primeiros cristãos, será assim também connosco. É este o desafio: na minha vida, por onde quer que ande, por onde quer que vá, testemunhar o Amor de Deus, revelado em Jesus Ressuscitado.
Que todos Te conheçam, amem e louvem ,hoje e sempre, pelos séculos sem fim, Ámen. Aleluia!

sábado, 7 de abril de 2012

Aleluia!


Esta é a noite das noites!
Caminhando  desde o Deus Criador do mundo, até ao Deus que acompanha todo o percurso do povo escolhido, seguindo-se a manifestação infinita do Amor de Deus, que se faz presente na nossa história individual, mas também na história da nossa comunidade paroquial e na história de toda a humanidade, terminando no triunfo de Jesus sobre a morte, tudo nos conduz a uma aclamação sem fim a este Deus que todo se deu , por nosso amor e nos revela o Amor do Pai desta forma. Sim o coração canta, a alma rejubila e diante dos nosso olhos acontece uma verdadeiro milagre de Amor: a morte foi vencida, Jesus Ressuscitou, está vivo no meio de nós.
Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus. 
 Hoje a minha oração é esta Senhor:
Aleluia! Aleluia! Aleluia

Uma Santa e Feliz Páscoa !

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Domingo de Ramos

 A Quaresma está a chegar ao fim! Entramos agora na  Semana Santa. Proclamamos e aclamamos Jesus como o Rei e cantamos-lhe Hossanas, mas vislumbramos, no Evangelho, toda a tragédia que se aproxima a passos largos. Ainda não tinha chegado a Hora e por isso o Senhor afasta-se, mas o Dia está cada vez mais próximo. Muitos dos que agora o aclamam, mais tarde, manipulados, ou não, estão prontos a condená-Lo à morte. São assim as multidões, mas também cada um de nós, no seu dia a dia, às vezes faz o mesmo na sua relação com os outros, mais próximos, ou mais distantes.

Agradecimento pelo Dom da Vida.


 Senhor, Fonte da Vida, há dias presenteaste-me  com mais uma ano de vida, por isso te louvo e dou graças.
É com alegria, mas também com um sentimento de muita gratidão, que te ofereço os bons e os maus momentos que passei ao longo deste ano de vida que agora termino. Acredito que me acompanhaste sempre, mesmo quando eu não te senti presente, nem te entrevi nos momentos de escuridão e de temor, mas sei que, como diz o poema, nesses momentos me pegaste ao colo e só se viam as tuas pegadas na areia. E, por saber que nunca me abandonas, aqui estou, pronta a recomeçar esta nova oportunidade que me dás de, no novo ano de vida, que agora inicio, me deixar amar por Ti, na totalidade do meu ser, para que verdadeiramente a Luz de Deus se comunique a todos aqueles a quem queres chegar, através de mim, pobre pecadora, mas filha muito amada, no Teu Único e Muito Amado Filho, Jesus Cristo. E é porque acredito que Tu, Senhor Jesus, através dos que menos valem aos olhos do mundo, manifestas a Beleza deste Amor imenso, total, de Deus por cada ser humano,que me disponho a entregar-Te a minha alma, para que dela faças o meu caminho para Ti, em direção a este Amor, pelo qual anseio verdadeiramente.
A Ti, Senhor da Vida, o meu muito obrigada.
Leva-me pela mão, ou pega-me ao colo, quando for caso disso, ao longo deste novo ano de vida, para que sobre a proteção de Nossa Senhora, Tua e nossa Mãe, eu cumpra a missão que o Deus do Amor tem para mim, em ordem ao crescimento do Seu Reino, à irradiação da Sua Luz em pleno meio deste nosso mundo.
A Ti o louvor, a glória a honra e o poder pelos séculos dos séculos, sem fim , Amén!