domingo, 26 de fevereiro de 2012

Arrependei-vos e acreditai no Evangelho


I Domingo da Quaresma- Ano B
«Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo: arrependei-vos e acreditai no Evangelho.»
                                                                                                                                      Mc 1,15

Esta frase, com que termina o evangelho de hoje é, para mim, como que um lema  de vida para toda a quaresma, para viver ao longo dos cerca de quarenta dias que nos separam da Páscoa. Sim, a conversão de coração em cada momento da vida, guiada pela Tua mão, escutando a Tua Palavra  e deixando que ela faça caminho comigo, ao longo da quaresma, é uma proposta que me fazes neste domingo. Que eu me deixe conduzir e, quando cair, tenha a coragem de levantar os braços  para Ti e me deixar acolher no teu regaço e aí recupere forças para continuar a caminhada. Retomada esta individualmente, em Igreja, na sociedade, no viver de cada dia, que o Teu Amor irradie e, em comunhão com os que pões no meu caminho, partilhe o que me dás com cada um e assim vá dando testemunho do quanto os amas.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Tempo de Oração e de Silêncio


Casa de Retiros do Seminário de Leria propõe tempos de oração e silêncio!
Dias 13 a 15 de Abril de 2012
tema: Páscoa do Senhor - Contemplemos a Vida na sua plenitude 
orientador: Pe Manuel Afonso (Dir. Espiritual Seminário Maior de Braga e superior da comunidade Shalom)  
datas: dia 13 de Abril  ao jantar até 15 com almoço 
Depois de uma caminhada longa, como é a da Quaresma, poder saborear o encontro com "O Amado", é uma proposta desafiante. Contemplar o Amor, a Beleza de Deus, em Jesus Ressuscitado é uma oportunidade de dar mais sentido  à vivência do tempo que começou ontem, quarta-feira de cinzas. É como um direcionar uma caminhada, num tempo determinado, para o que é essencial: Deus que se nos revela n'Aquele que todo se Lhe entrega, num Amor total e infinito por cada ser e por toda esta humanidade, que continua a procurá-Lo.

    terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

    Uma Santa Quaresma - 2012

     
     No último slide falta-me um apóstrofo no p'ra. As minhas desculpas, mas só agora é que me dei conta do erro.

    Foi também com um moviemaker, no início da quaresma, que comecei, há cerca de um ano, esta publicação de reflexões, muito simples, sobre as leituras que fui escutando ao longo do ano litúrgico. É uma aprendizagem a viver, dia a dia, centrada nesse encontro de Amor, que é a vivência de cada Eucaristia em que participo. E por isso, procurei sempre, nas minhas reflexões (sem qualquer pretensiosismo) partir das leituras escutadas e vividas em Eucaristia e transpo-las  para a minha vida. Vitórias? Derrotas?! Mais do que tudo, a consciência de que o Senhor foi meu companheiro nesta jornada e que, por isso, ultrapassei alguns obstáculos e cresci nesta certeza de que Ele está sempre presente, dando-se e comunicando o seu Amor sem limites a todos os homens, através de todos os meios, incluindo a Net. Neste momento louvo e bendigo a Deus por todas as maravilhas que me concedeu ao longo do ano, através deste blogue e me entrego à sua proteção e guia para o que agora vou iniciar.

    domingo, 19 de fevereiro de 2012

    Vou abrir um caminho no deserto.

     Livro de Isaías 43,18-19
    Eis o que diz o Senhor: «Não vos lembreis dos acontecimentos de outrora, não penseis  mais  no  passado, pois vou realizar algo de novo, que já está a aparecer: não o notais?  Vou  abrir  um  caminho  no deserto, e fazer correr rios na estepe.

    É  claro que o Senhor Deus falava para o seu povo, que estava no exílio, mas para mim é também a certeza de que o Senhor vai realizar algo de novo, hoje no nosso tempo, nos dias de hoje: o tempo comum vai  fazer uma paragem e vem aí o tempo favorável à conversão. É uma nova oportunidade que o Senhor nos dá para experimentarmos como é grande e belo o Seu Amor por cada um de nós e pelos povos do mundo inteiro. E é este caminho de Verdadeiro Amor que Ele vai abrir até chegarmos ao grande Dia da Páscoa de Jesus Vivo e Ressuscitado  no meio de nós.  É todo um caminho que Deus quer fazer com cada um, porque a iniciativa é d'Ele. Só Ele ama verdadeiramente o pecador que se converte e se lhe entrega de coração totalmente aberto e pronto a a deixar-se amar por Ele. Foi assim com aqueles homens que não encontrando caminho desimpedido para levar o doente ao Senhor, criaram um novo caminho que só o Senhor podia entender: o daquele que o procura sempre, sem desanimar e nas dificuldades ainda mais criativo se torna nessa busca do encontro com Ele.E quando o homem assim se lhe entrega Deus manifesta-se na Sua Glória: faz correr rios de Amor no coração do pecador, que só pode romper em louvores a Deus.

    É nesta imensidão dos rios do Seu Amor que inundarão a estepe, em que tanta vezes se traduz o nosso viver de cada dia,que o Senhor Deus nos prepara para iniciarmos a quaresma.
    Que o meu coração se deixe inundar do Teu Amor neste tempo favorável que se aproxima - a Quaresma de 2012.



    terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

    Hoje é dia de S. Cirilo e S. Metódio

    S. CIRILO E S. METÓDIO (CO-PADROEIROS DA EUROPA) (c. 827-869) (c. 825-885)
    Os irmãos Constantino e Metódio nasceram em Tessalónica numa família senatorial, foram ordenados padres e, depois de exercerem diversos cargos, foram enviados como missionários para a Morávia e Panónia. S. Cirilo e S. Metódio são os fundadores da língua litúrgica eslava, tendo sido pioneiros no uso do vernáculo na liturgia. A sua influência fez-se sentir nos Checos, Croatas, Sérvios, Búlgaros e Russos. Em 1981 o Papa João Paulo II nomeou-os co-padroeiros da Europa juntamente com S. Bento. A sua festa litúrgica no Ocidente é a 14 de Fevereiro.

    Que S.Cirilo e S.Metódio intercedam, junto de Deus, por esta nossa Europa, para que volte a centrar-se nos valores de inspiração cristã.

    domingo, 12 de fevereiro de 2012

    "Quero, fica purificado"

    VI Domingo do tempo Comum  

    Evangelho segundo S. Marcos 1,40-45.
    Naquele tempo, veio ter com Jesus um leproso. Caiu de joelhos e suplicou-Lhe: «Se quiseres, podes purificar-me.»
    Compadecido, Jesus estendeu a mão, tocou-o e disse: «Quero, fica purificado.»
    Imediatamente a lepra deixou-o, e ficou purificado.

    Jesus encontrou-se com o leproso, excluído da sociedade do seu tempo. Jesus não o afasta,pelo contrário, acede ao seu pedido e cura-o. É sempre assim com Jesus,quando uma alma o procura e se lhe abre, Ele só sabe transmitir "O Amor", a Sua comunhão total com Deus que é o Amor. E Jesus todo se dá: quero, fica purificado.
    Acontece o mesmo connosco, sempre que O procuramos de coração sincero e nos aconchegamos nos seus braços, descansando n'Ele todas as nossa fadigas, preocupações, enfim todas os nossos pecados. 

    Também eu Te digo Senhor: Tu podes tudo, se quiseres podes curar-me Senhor. Guia-me e sê a razão de ser da minha vida. Que o Teu Amor impregne cada fibra do meu ser. Que eu me deixe repassar, embeber de Ti.
    Louvado sejas meu Deus por amares assim cada homem que existe à face da terra. Faz-me testemunha de Ti assim , tal qual és, Amor sem limites por todos e por cada um de nós homens, teus filhos, no Filho, em quem puseste todo o Teu enlevo. Bendito e louvado sejas pelo tempos sem fim. Obrigada meu Senhor e meu Deus.

    Dia Mundial do Doente

    11 de fevereiro de 2012

    Nossa Senhora de Lourdes,
    Rogai por nós.

    O sofrimento


     V Domingo do Tempo Comum

     

    Naquele tempo, Jesus saíu da sinagoga e foi, com Tiago e João, a casa de Simão e André, .
    A sogra de Simão estava de cama com febre, e logo lhe falaram dela.
    Aproximando-se, tomou-a pela mão e levantou-a. A febre deixou-a e ela começou a servi-los.
    À noitinha, depois do sol-pôr, trouxeram-lhe todos os enfermos e possessos, e a cidade inteira estava reunida junto à porta.
                                                                                                     Ev. S. Marcos 1,29-30.  

    Assim é Jesus, que toma pela mão o que sofre e lhe pede ajuda. Cura-o no corpo e na alma. É um encontro de Amor entre Jesus e o que sofre e desse encontro íntimo, no mais profundo de cada ser, gera-se um Amor de doação  total: a febre deixou-a e começou a servi-los.

    Senhor, ensina-nos a encontrarmo-nos contigo, no mais íntimo de nós mesmos, em todos os momentos, e a deixarmo-nos amar por Ti, mesmo quando nos sentimos doentes, fragilizados e sós. Que a certeza de que estás mesmo aí, sempre presente, onde quer que cada um de nós esteja, e em todo o ser com que nos cruzemos, nos faça testemunhar o Amor que és e que se quer manifestar a todos e a cada homem de coração sincero, desta nossa humanidade.
    Mãe do Céu sê nossa companheira nesta viagem amorosa,pois sem a tua ajuda não conseguiremos avançar.