domingo, 29 de janeiro de 2012

Do profeta Moisés a Jesus, "O profeta".

Hoje é o IV Domingo do tempo comum. Na liturgia de hoje a figura principal foi "O Profeta". Diz-se d'ele que é o que renuncia,denuncia e anuncia. Renuncia a si mesmo para viver só de Deus, denuncia tudo o que é contra o Amor de Deus e anuncia a Boa Nova de Jesus ressuscitado, que está vivo no meio de nós. E assim foi desde sempre, com Moisés e os outros profetas do Antigo Testamento, que anunciavam o Salvador, o Messias que havia de chegar.

No pós Jesus o anúncio é de que Jesus já veio e vive em nós e dá-se a conhecer através do testemunho de vida dos que n'Ele creem verdadeiramente e se deixam repassar pelo Seu Amor.
Também nós, no nosso dia a dia, somos desafiados a ser os profetas dos tempos de hoje, através do testemunho de vida que damos,em tudo o que fazemos e da forma como vivemos, com todos os que nos rodeiam.

Livro de Deuteronómio 18,15
Moisés falou ao povo, dizendo: «O Senhor, teu Deus, suscitará no meio de vós, dentre os teus irmãos, um profeta como eu; a ele deves escutar.

Meu Deus, Eu creio em vós, mas aumentai a minha fé.
Senhor Jesus, enche de Ti a minha alma, e faz-me Tua testemunha no meu dia a dia.
Divino Espírito Santo iluminai-me com a Vossa Luz.
Mãe Santíssima ensina-me a amar Jesus, como o amaste Tu.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

S. Tomás de Aquino, presbítero e Doutor da Igreja, +1274


Ninguém se aproximou da teologia ou da filosofia tomista sem ter haurido nesta fonte a mais excelente doutrina. O nome de São Tomás de Aquino é um marco para todos aqueles que buscam a verdade. Entretanto, nos pormenores de sua vida na sua extraordinária personalidade descobrimos mais do que um teólogo: um grande santo.

A busca da verdade é tão antiga quanto o próprio homem, e não há um só entre os seres racionais que não deseje possuí-la. Por outro lado, a privação desse excelente bem acaba dando à coletividade humana uma face desfigurada, que se explica pela adesão a falsas doutrinas, ou a meias verdades. A nossa sociedade ocidental é um exemplo dessa profunda carência que não encontra nos avanços da técnica nem na fugacidade dos vícios uma resposta satisfatória.

Um menino que buscava o Absoluto
Mas, afinal, o que é a verdade? Esta era uma das perguntas que o pequeno Tomás fazia em seus tenros cinco anos de idade. Segundo um costume da época, a sua educação foi confiada aos beneditinos de Monte Cassino, onde ele passou a morar. Vendo um monge cruzar com gravidade e recolhimento os claustros e corredores, puxava sem hesitar a manga de seu hábito e perguntava-lhe: "Quem é Deus?" Descontente com a resposta que, embora verdadeira, não satisfazia inteiramente seu desejo de saber, esperava passar outro filho de São Bento e indagava-lhe também: "Irmão Mauro, pode me explicar quem é Deus?" Mas... que deceção! De ninguém conseguia a explicação desejada. Como as palavras dos monges eram inferiores à ideia de Deus que aquele menino trazia no fundo da alma!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Conversão de S.Paulo


Ontem, dia 25 de janeiro a Igreja celebrou a conversão de S.Paulo.
Não consigo dissociar S.Paulo de S.Pedro, mas em relação ao momento mais forte de conversão, os caminhos destes dois santos são mesmo diferentes. A primeira leitura da liturgia de ontem transpos-nos para aquele momento único de encontro entre o Senhor e S.Paulo, mas mais do que isso fez-nos perceber que o Senhor escolhe quem quer, quando quer e como quer. Para Ele não há impossíveis e só Ele sabe o que é melhor para cada um. De um perseguidor de cristãos faz nascer um difusor da fé e testemunho cristãos sem igual. Com o mesmo zelo que antes perseguia Cristo, agora anuncia-o com uma coragem, um desassombro e uma tenacidade sem limites. É todo de Cristo.
S. Paulo desafia-nos a confiar totalmente neste Senhor Jesus Cristo, a entregarmo-nos completamente nas suas mãos. Ele assim fez e por isso, hoje nós conhecemos o quanto Deus ama toda a humanidade e particularmente cada um de nós.

Deus seja louvado nos seus santos.
Bendito seja Deus que nos ama assim, tão profundamente.
S.Paulo rogai por nós.


domingo, 22 de janeiro de 2012

Os habitantes de Nínive acreditaram em Deus...


III Domingo do tempo comum

A palavra do Senhor foi dirigida pela segunda vez a Jonas, nestes termos:
«Levanta-te e vai a Nínive, à grande cidade e apregoa nela o que Eu te ordenar.»
Jonas levantou-se e foi a Nínive, segundo a ordem do Senhor. Nínive era uma cidade imensamente grande, e eram precisos três dias para a percorrer.
Jonas entrou na cidade e andou um dia inteiro a apregoar: «Dentro de quarenta dias Nínive será destruída.»
Os habitantes de Nínive acreditaram em Deus, ordenaram um jejum e vestiram-se de saco, do maior ao menor.
Deus viu as suas obras, como se convertiam do seu mau caminho, e, arrependendo-se do mal que tinha resolvido fazer-lhes, não lho fez.
Livro de Jonas 3,1-5.10.

Deus nunca deixa fora do Seu Amor, aquele que se arrepende. Este é o Deus em quem acredito, Aquele que ama verdadeiramente o pecador arrependido. Foi assim antes de Jesus, através dos profetas. Depois, foi com o Seu Único Filho. Foi o mesmo com os Apóstolos, cujo chamamento ouvimos no Evangelho de hoje. É assim, ainda hoje, através de tantos que se Lhe entregam de alma e coração. O Deus de Amor continua a dizer-nos, como ao povo de Nínive, como através de João Batista: "Convertei-vos e acreditai". Jesus vive no meio de nós, nos nossos corações e na nossa mente. Continua, dia após dia, a manifestar o Amor de Deus por cada Homem. Como eu desejo Senhor, reconhecer-Te em cada pessoa que se cruza comigo ao longo de cada um dos dias , que me dás a graça de viver!
Ajuda-me Senhor!
Senhor, eu creio em Ti, mas aumenta a minha fé.
Mãe Santíssima ensina-me a amar Teu Filho como o amaste Tu.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos


Na passada quarta- feira, dia dezoito, começou a semana de oração pela unidade dos cristãos, no hemisfério norte, com o tema “Todos seremos transformados pela vitória de Jesus Cristo, nosso Senhor”. A semana é promovida pelo Conselho Mundial das Igrejas (CMI), uma comunidade que reúne 349 igrejas de vários países que trabalham pela unidade e comum testemunho e serviço. A Igreja Católica não é membro de tal Conselho, mas participa desta iniciativa ecuménica.

A Semana é tradicionalmente celebrada entre os dias 18 e 25 de janeiro no hemisfério norte ou próximo do Pentecostes, no hemisfério sul. A iniciativa envolve muitas congregações e paróquias em todo mundo.


Cada ano é pedido aos fiéis uma participação regional de reflexão sobre um tema bíblico. Um grupo internacional de participantes – protestantes, ortodoxos e católicos romanos – participam do Conselho Mundial das Igrejas em que elaboram um um guião.

O texto é publicado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial das Igrejas, por meio da Comissão de Fé e Constituição que explica todo seu processo de formação e contexto.

O resultado final é enviado às Igrejas participantes e às dioceses católicas romanas, que são convidadas a traduzir o texto e contextualizá-lo segundo suas próprias exigências.

O tema deste ano, “Todos seremos transformados pela vitória de Jesus Cristo, nosso Senhor”, baseia-se na Primeira Carta de São Paulo Apóstolo aos Coríntios, na qual se promete a transformação da vida humana, em todas as suas dimensões, a partir da vitória da ressurreição de Cristo.

Vale a pena recordar que, depois da oração do Angelus do domingo, 15,o Papa Bento XVI pediu a todos os fiéis que participassem na semana de Oração pela Unidade dos Cristãos “a nível pessoal e comunitário”, e que se unissem “espiritualmente e, onde possível, também na prática, para pedir a Deus o dom da plena unidade entre os discípulos de Cristo”.

Se clicar na imagem abaixo apresentada terá acesso ao guião de oração para esta semana.




domingo, 15 de janeiro de 2012

Mestre, onde moras?

Ainda há uma semana estávamos no tempo de Natal, com a manifestação de Deus à Humanidade, e hoje já vivemos o segundo Domingo do tempo comum.
Escreveu o sr. Pe.José Alves, no blogue da Paróquia, que agora é que começava o Natal e realmente o Senhor, nas leituras da liturgia de hoje, chama por cada um de nós, que o procura de coração sincero. E é assim que vivemos o Natal, procurando-o como André e Filipe e aceitando o repto que nos faz, ou respondendo como Samuel: falai Senhor, que o teu servo escuta.
Na verdade, como diz S. Paulo, na segunda leitura, quem se une ao Senhor forma com Ele um só espírito. E por isso Filipe e André foram ver onde o Senhor morava e ficaram com Ele nesse dia e depois... Depois André anunciou a Pedro, seu irmão, que tinham encontrado o Messias e Filipe faz o mesmo com Tiago e...Era o início de uma caminhada que começou no Natal, mas agora se vai cumprindo a partir do momento em que João Batista anuncia:" Eis o Cordeiro de Deus". O mistério do Amor de Deus incarnado que celebrámos no Natal, está a começar a revelar-se perante os nossos olhos e também nós fazemos a mesma pergunta:


Hoje podemos contemplar-te no coração de cada homem que se abre a Ti, sem medos, mas na totalidade do seu ser. Por isso o Natal continua, aliás há uma canção que diz, o Natal é quando o Homem quiser,basta abrir o coração de par em par e deixar o Menino Deus entrar e ir crescendo em estatura, sabedoria e graça, no nosso coração.
Acabei por escolher as três leituras do dia, não consegui optar só por uma, como faço habitualmente...( 1º Samuel 3,3b-10.19. / 1ª Carta aos Coríntios 6,13c-15a.17-20. / Evangelho S. João 1,35-42. )
Que o Senhor Deus nos conceda o dom de com Ele irmos morar, crescendo na Sua Graça. Recorramos também à intercessão da Virgem Santíssima, para que nos acompanhe nesta caminhada com Seu Filho Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, Rogai por nós.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Batismo de Jesus

A Igreja celebra hoje o Batismo do Senhor. Logo a seguir à manifestação de Deus à Humanidade, a liturgia põe em relevo a confirmação de Jesus, por Deus Pai, como o Seu Filho muito amado, em quem pôs todas as Suas complacências. Como o Pai ama Seu Filho e como o Deus Filho ama Deus Pai! É na força desse Amor que o Espírito Santo nos revela e nos dá a conhecer o quanto somos amados na verdadeira Fonte do Amor.
Obrigada Senhor pelo dom do Batismo, na Tua Igreja. Louvado sejas Senhor por nos tornares teus filhos, no Teu muito amado e Único Filho.
Concede-nos a graça de vivermos o nosso batismo, em Jesus Cristo, no dia a dia da nossa vida, enraizados neste Amor, que nos revelas no Evangelho de hoje.


Evangelho segundo S. Marcos 1,7-11.
Naquele tempo, João começou a pregar dizendo: «Depois de mim vai chegar outro que é mais forte do que eu, diante do qual não sou digno de me inclinar para lhe desatar as correias das sandálias.
Eu baptizei-vos em água, mas Ele há-de baptizar-vos no Espírito Santo.»
Por aqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi baptizado por João no Jordão.
Quando saía da água, viu serem rasgados os céus e o Espírito descer sobre Ele como uma pomba.
E do céu veio uma voz: «Tu és o meu Filho muito amado, em ti pus todo o meu agrado.»

sábado, 7 de janeiro de 2012

Dia de Reis - Epifania

Embora a tradição celebre a Epifania no dia 6 de janeiro, para nós já não é feriado há muito, muito, tempo, por isso, este ano, na liturgia a Igreja, em Portugal, celebra hoje, dia 8, esta festa da Manifestação de Deus a todos os homens da nossa Humanidade. E com esta celebração termina o tempo de Natal, mas continua presente, no nosso coração, o Menino Deus, que vai crescendo e guiando-nos até à festa maior da Páscoa.
Ao escolher o texto litúrgico, optei pela segunda leitura, por duas razões: uma, é porque S.Paulo é um dos exemplos claros de que o Senhor tem formas, que só Ele conhece, de chegar a todo o homem que o procura de coração sincero; a outra, porque neste texto é dito que «os gentios são admitidos à mesma herança dos filhos» do povo escolhido, em Jesus Cristo. Todos fazemos parte do plano de salvação de Deus, que por meio de Jesus veio para salvar todo o Homem, seja ele quem for. Ninguém está fora do Amor de Deus.
Carta aos Efésios 3,2-3a.5-6.
Irmãos: «Certamente já ouvistes falar da graça de Deus que me foi dada para vosso benefício, a fim de realizar o seu plano: que, por revelação, me foi dado conhecer o mistério, tal como antes o descrevi resumidamente. Que, não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, em gerações passadas, como agora foi revelado aos seus santos Apóstolos e Profetas, no Espírito: os gentios são admitidos à mesma herança, membros do mesmo Corpo e participantes da mesma promessa, em Cristo Jesus, por meio do Evangelho».

Que todos os povos do Mundo inteiro louvem e aclamem o Senhor Nosso Deus, o Rei do Universo, eternamente enamorado de todas as suas criaturas.
Louvor e Glória a Ti, Senhor, hoje e sempre, pelos séculos dos séculos, sem fim. Ámen

domingo, 1 de janeiro de 2012

Dia Mundial da Paz e de Santa Maria Mãe de Deus

Hoje, dia 1 de janeiro, Domingo, ainda dentro do tempo de Natal, celebra a Igreja a a solenidade de Santa Maria Mãe de Deus e também o Dia Mundial da Paz:
"Escutar e valorizar as novas gerações na realização do bem comum e na afirmação de uma ordem social justa e pacífica,na qual possam ser plenamente manifestados e realizados os direitos e liberdades fundamentais do ser humano".
(Bento XVI)
E ao escutar as leituras, da liturgia de hoje, tive dificuldade em selecionar uma em detrimento das outras, porque se na primeira, Livro de Números 6,22-27, a bênção que o Senhor concede ao Seu povo demonstra a ternura e o cuidado que Deus tem para com o povo escolhido, na segunda Deus vai mais longe ainda, considera-nos, a todos nós, seus filhos no Único Filho:

Carta aos Gálatas 4,4-7.
Irmãos: Quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob o domínio da Lei,para resgatar os que se encontravam sob o domínio da Lei, a fim de recebermos a adopção de filhos.E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: “Abbá! – Pai!”
Deste modo, já não és escravo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro, por graça de Deus.

E claro, não posso deixar de referir o Evangelho segundo S. Lucas 2,16-21, principalmente estes versículos:" Depois de terem visto, começaram a divulgar o que lhes tinham dito a respeito daquele menino. Todos os que ouviram se admiravam do que lhes diziam os pastores.
Quanto a Maria, conservava todas estas coisas, ponderando-as no seu coração.
E os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, conforme lhes fora anunciado.",porque perante este mistério o coração só tem mesmo o desejo de cantar e louvar a Deus:
Glória a Deus no alto dos Céus e Paz na terra aso homens por Ele amados.


Um Bom Ano de 2012, cheio das graças e bênçãos de Deus e da proteção de Nossa Senhora.
Santa Maria Mãe de Deus rogai por nós.