domingo, 15 de abril de 2012

Felizes os que creem sem terem visto!


«Estando as portas fechadas, Jesus veio, pôs-se no meio deles e disse: «A paz seja convosco!»
Depois, disse a Tomé: «Olha as minhas mãos: chega cá o teu dedo! Estende a tua mão e põe-na no meu peito. E não sejas incrédulo, mas fiel.»
Tomé respondeu-lhe: «Meu Senhor e meu Deus!»
Disse-lhe Jesus: «Porque me viste, acreditaste. Felizes os que creem sem terem visto». 
                                                                                                                             Ev..S.João 20, 29-30
Tomé tinha vivido com o Senhor, mas  o testemunho dos outros discípulos, da sua comunidade, não foi suficiente para ele. Por isso Jesus que já estava com eles, pois já tinha ressuscitado, fez-se visível e veio ao encontro de Tomé, para que este também acreditasse e descansasse o seu coração na Paz do Senhor. E Tomé fez uma profissão de fé linda: "Meu Senhor e Meu Deus". Da incredulidade deste discípulo Jesus dá-nos uma Bem-aventurança: felizes os que acreditam sem terem visto. 
É assim Jesus ressuscitado, que ao mesmo tempo corrige e sustém na fé, todo aquele que o busca de coração aberto.
Senhor, eu creio que ressuscitaste, estás vivo e me precedes na Galileia (com tudo o que este "lugar" significa na minha vida). Como Tomé eu me entrego a Ti, meu Senhor e meu Deus.
Sopra sobre todos nós o Espírito Santo e fortifica-nos no nosso caminhar para Deus, apoiados em Ti, deixando que nos leves pela mão até Ele. Contigo "os medos da noite" desaparecem e livres, em Ti, poderemos dar testemunho do Amor de Deus, que por Ti, nos habita e pode assim chegar a todo o ser criado. Foi assim com os primeiros cristãos, será assim também connosco. É este o desafio: na minha vida, por onde quer que ande, por onde quer que vá, testemunhar o Amor de Deus, revelado em Jesus Ressuscitado.
Que todos Te conheçam, amem e louvem ,hoje e sempre, pelos séculos sem fim, Ámen. Aleluia!

Sem comentários:

Enviar um comentário