domingo, 27 de novembro de 2011

Advento - Ano B



Começámos hoje um novo Ano Litúrgico - Ano B, entrando no Advento. Sendo este um tempo privilegiado de preparação para o Verdadeiro Natal, fizémo-lo ouvindo o Senhor dizer-nos, através do Evangelho de S. Marcos 13,37 : « O que vos digo a vós, digo a todos: vigiai!»


Jesus já veio, mas a sua vinda faz-se novamente presente, por isso precisamos de estar vigilantes para prepararmos a Sua chegada. São tantos os caminhos que somos convidados a percorrer para receber a luz que se anuncia, mas só em Jesus é possível recebê-la, para isso temos que fazer como Maria, deixar que Ele seja a própria Luz que nos habite.


Um Santo Advento 2011 !

sábado, 19 de novembro de 2011

E como chegámos ao fim deste Ano Litúrgico A, a melhor forma de festejarmos é celebrando Jesus Cristo Rei. E que ótima maneira de terminar esta caminhada que fizemos, em Igreja, desde os finais de 2010 até 20 de Novembro de 2011,celebrando o Rei, cujo trono foi a Cruz, na qual resgatou, através do Amor total e incondicional  a Deus, toda a humanidade que agora Lhe entrega.
Jesus é rei assim, no Amor, no único e verdadeiro Amor, que leva a transformar todos os que dele se aproximam, com o coração sincero e se deixam cativar por Ele. É este o Rei que a Igreja  hoje celebra. Ação de Graças, Honra, Louvor  e Glória Lhe sejam dados.
Livro de Ezequiel 34,11-12.15-17.
Eis o que diz o Senhor Deus: "Eu mesmo cuidarei das minhas ovelhas e me interessarei por elas. Como o pastor se preocupa com o seu rebanho, quando se encontra entre as ovelhas dispersas, assim me preocuparei Eu com o meu. Reconduzi-lo-ei de todas as partes por onde tenha sido disperso, num dia de nuvens e de trevas.
Sou Eu que apascentarei as minhas ovelhas, sou Eu quem as fará descansar - oráculo do Senhor DEUS. Procurarei aquela que se tinha perdido, reconduzirei a que se tinha tresmalhado; cuidarei a que está ferida e tratarei da que está doente. Vigiarei sobre a que está gorda e forte. A todas apascentarei com justiça." "Quanto a vós, minhas ovelhas, assim fala o Senhor DEUS: Eis que vou julgar entre ovelhas e ovelhas - entre carneiros e cabritos.
Ontem dia 18 de Novembro celebrou a Igreja a dedicação das Basílicas de S. Pedro e de S.Paulo.

É no coração de cada homem que Jesus continua a querer habitar, tal como habitou no Pedro e no de Paulo, que sendo tão diferentes lhe entregaram a totalidade de si próprios. Assim, a Igreja como que lembra a cada um de nós, que, seja qual for a sua forma de ser,  não há ninguém que não possa fazer da sua vida uma entrega total a Deus, um verdadeiro templo de oração em Jesus Nosso Senhor. Foi assim com Pedro e Paulo.  Que eles nos guiem na caminhada de cada dia.

domingo, 13 de novembro de 2011

Hoje é dia de festa grande na diocese de Leiria-Fátima, e em toda a Igreja, porque o senhor Jesus chamou e foi escutado por um jovem de seu nome Patrício Alexandre Lopes de Oliveira

É um jovem seminarista da nossa diocese, natural de Caxarias, Ourém, que hoje foi ordenado presbítero. Nascido a 8 de Junho de 1985, entrou para o Seminário em 2002. Terminado o percurso do Seminário em 2010, foi ordenado diácono em Maio de 2011. Desde então está a trabalhar na paróquia da Maceira.

Que o Senhor Deus seja a única força onde sempre se apoie. Que seja um pastor totalmente consagrado a Deus e à Sua Igreja, tal como  como diz o lema da semana de oração pelos seminários que, hoje termina. 

Muitos parabéns! 

"Não vou fugir do mundo, vou viver no meio do mundo"

Assinatura Foto:  
Foto tirada do site da diocese de Leiria-Fátima



 

sábado, 12 de novembro de 2011

33º Domingo do tempo comum - Ano A

Como o tempo vai passando tão depressa! Estamos a aproximarmo-nos rapidamente do fim do ano A e por isso, como sempre, o Senhor vem ajudar-nos a refletir sobre o que temos andando a fazer ao longo deste ano litúrgico, sem dramatismos, mas com realismo e muito, muito amor.





Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Um homem, ao partir para fora, chamou os servos e confiou-lhes os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro dois e a outro um, a cada qual conforme a sua capacidade; e depois partiu.
Aquele que recebeu cinco talentos negociou com eles e ganhou outros cinco.
Da mesma forma, aquele que recebeu dois ganhou outros dois.
Mas aquele que apenas recebeu um foi fazer um buraco na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.
Passado muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e pediu-lhes contas. 
 Mt. 25,14-19.
 
Só transcrevi esta parte da parábola que Jesus contou aos seus discípulos,pois foi aí que a minha alma mais n'Ele se encontrou. Na verdade acho que Jesus, como conhece tão profundamente cada ser humano, dá-lhe exatamente o que lhe convém, isto é, o quanto ele é capaz de receber para depois poder ser totalmente produtivo (até parece que estou a falar da situação económica do nosso país, com a dita falta de produtividade! Se calhar o problema passa por aqui...). A todos dá as condições para que a resposta seja sempre a 100%.  Mesmo que eu tenho um só talento, é esse mesmo que devo pôr a render na totalidade. A quem mais é dado , mais é pedido, mas a quem é dado menos, percentualmente é pedido exatamente o mesmo. E é assim o nosso Deus, a todos pede os 100% do que cada um pode render, de forma a que o Seu Reino cresça e todos os homens conheçam que são amados assim, nesta totalidade do que são, sem distinções. E Amor tão infinito só pode ser respondido também de forma incondicional. 

Senhor Jesus, que me mostraste como somos amados pelo Pai, ensina-me a optar sempre por Ele, de forma a poder render sempre os 100%. Sem ti não sou capaz, mas contigo e com a ajuda de Nossa Senhora, acredito que lá irei chegando, de acordo com os dons que me deste.







domingo, 6 de novembro de 2011

Semana dos seminários

(retirado da diocese do Porto)

De 6 a 13 de novembro, os cristãos são convidados a olharem para o “essencial da existência dos seminários”, enquanto “comunidades que continuam a experiência que Jesus realizou com os discípulos, que chamou e formou”. É a semana de oração pelos seminários.

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Formar pastores consagrados totalmente a Deus e ao seu Povo

Senhor Jesus, Bom Pastor,
que em obediência ao Pai
dais a vida pelas ovelhas,
concedei-nos as vocações sacerdotais
de que a Igreja e o mundo tanto necessitam.
Fazei que as nossas famílias e comunidades
sejam campo fértil, onde possam germinar.
Abençoai o trabalho apostólico
dos sacerdotes, catequistas e educadores
para que acompanhem a vocação sacerdotal
daqueles que escolheis.
Dai aos jovens seminaristas a coragem de Vos seguir
e o dom de configurarem o seu coração com o Vosso.
E que Santa Maria, Vossa Mãe, Rainha dos Apóstolos,
os guie e proteja, até chegarem a ser
pastores consagrados a Deus e ao seu Povo.
ÁMEN.

Projecto de Pastoral Vocacional Juvenil - LINK

sábado, 5 de novembro de 2011

XXXII Domingo do tempo comum

A Igreja, toda adornada,  "alinda-se" para receber o Esposo.  E recebe-O cheia  de alegria, com a certeza de n'Ele  encontrar a verdadeira  beleza,  que  por  monte e vales tanto tem procurado. E por isso tocam as trombetas,  repicam os címbalos, encantam as harpas e ao som de cânticos e louvores aclamamos o esposo que chega.


1ª Carta aos Tessalonicenses 4,13-14.
Não queremos, irmãos, deixar-vos na ignorância a respeito dos que faleceram, para não andardes tristes como os outros, que não têm esperança.
De facto, se acreditamos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus reunirá com Jesus os que em Jesus adormeceram.

Esta parte da carta de S.Paulo vem na sequência das leituras do passado dia 2 de Novembro -fiéis defuntos. Na verdade, só na ressurreição do Senhor Jesus nós podemos viver tão grande Mistério. Ele foi o primeiro e quem n'Ele acredita viverá na mesma esperança, tal como afirmamos no Credo.
...
Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim.
Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho;
e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado, Ele que falou pelos profetas.
Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para a remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e na vida do mundo que há de vir.
Amén. 





E já passou o dia dos fiéis defuntos.
Era para ter escrito alguma coisa, mas foi dia de trabalho e acabei por não não deixar nenhuma mensagem. No entanto, quer durante a celebração eucarística, quer na romagem que se seguiu ate ao cemitério, tive oportunidade de  refletir sobre este mistério profundo que nos envolve, desde o dia em que nascemos, até Deus nos chamar para junto de si.
É sempre um momento muito importante, para mim, o de sentir que os que me eram mais queridos e Deus quis mais perto de si, continuam vivos e a velar por nós, os que ainda andamos em peregrinação pelos caminhos desta vida. Não sei explicar porquê, mas se o momento da separação foi muito doloroso, os tempos de paz e de fé que se têm seguido fazem com que sinceramente sinta que estão vivendo connosco de outra forma. Verdadeiramente acredito que ressuscitaram e junto de Deus e Nossa Senhora intercedem por nós.
Para mim o dia de fiéis defuntos celebra, de forma mais festiva, esta comunhão com os que connosco conviveram e partiram antes de nós.
Aos que já contemplam Deus face a face peço que nos entreguem a Ele, aos que ainda não chegaram a essa plenitude, peço a Deus que as suas almas descansem em paz e possam ,muito em breve gozar da felicidade de contemplar o rosto de Deus e viver na glória dos Santos.
A todos os que já partiram,aos muitos que conheci e aos com quem nunca me cruzei,dai-lhes Senhor o eterno descanso.Que as suas almas descansem em Paz. Amen

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Dia de todos os Santos.


Hoje é dia de festa. A Igreja festeja os seus santos. É verdadeiramente o dia de estarmos em comunhão com os santos que celebram e louvam a Deus pelos séculos, sem fim Amen.
Honra, glória e louvor sejam dados a Deus, nos seus anjos e nos seus santos.

É desta comunhão com os santos, conhecidos, desconhecidos,mais venerados, menos venerados, que nós aprendemos como o nosso Deus é verdadeiramente o Deus das bem-aventuranças que, de braços abertos, está sempre pronta a acolher todo o o homem que, de coração sincero, o procura, propondo-lhe o desafio constante e contínuo à Santidade (n'Ele e só n'Ele).

Ladainha dos Santos

Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós

São Miguel, rogai por nós

Santos Anjos de Deus, rogai por nós

São João Batista, rogai por nós

São José, rogai por nós

São Pedro e São Paulo, rogai por nós

Santo André, rogai por nós

São João, rogai por nós

Santa Maria Madalena, rogai por nós

Santo Estêvão, rogai por nós

Santo Inácio de Antioquia, rogai por nós

São Lourenço, rogai por nós

Santas Perpétua e Felicidade, rogai por nós

Santa Inês, rogai por nós

São Gregório, rogai por nós

Santo Agostinho, rogai por nós

São Francisco e São Domingos, rogai por nós

São Francisco Xavier, rogai por nós

São João Maria Vianney, rogai por nós

Santa Catarina de Sena, rogai por nós

Santa Teresa de Jesus, rogai por nós

Santa Teresa de Ávila, rogai por nós

Santos Mártires dos nossos tempos, rogai por nós

Todos os Santos e Santas de Deus, rogai por nós

Sede propício.Ouvi-nos, Senhor!

Para que nos livreis de todo o mal.

Para que nos livreis de todo pecado.

Para que nos livreis da morte eterna.

Pela vossa encarnação.Pela vossa ressurreição.Pela efusão do Espírito Santo.

Apesar de todos os nossos pecados.