sábado, 30 de abril de 2011

II Domingo do tempo Pascal - Domingo da Divina Misericórdia


Veio Jesus, estando as portas fechadas, apresentou-Se no meio deles e disse: «A paz esteja convosco». Depois disse a Tomé: «Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; aproxima a tua mão e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente». Tomé respondeu-Lhe: «Meu Senhor e meu Deus!». Disse-lhe Jesus: «Porque Me viste acreditaste: felizes os que acreditam sem terem visto».

Jo 20, 26b - 29
Meu Senhor e meu Deus!
Eu creio que Ressuscitaste,
Que vives no meio de nós.
Que vives em todos e
Habitas no coração de cada homem,
Que te abre o seu coração,
E fazes nele a tua morada.
Eu te louvo e bendigo por nos amares assim.
Graças te dou Senhor Jesus.
Aleluia! Aleluia! Aleluia!

sábado, 23 de abril de 2011

sexta-feira, 22 de abril de 2011


Sexta-Feira Santa

O Senhor Jesus todo se entregou, num acto de Amor Único. Por Amor ao Pai entregou a Sua vida por toda a Humanidade e por cada um de nós em particular.
E é aí, no alto da Cruz, que Jesus se revela como o Verdadeiro Filho de Deus. É na cruz que Ele vence a Morte e nos dá a Vida. Neste Seu Trono de Glória Jesus revela o quanto somos amados por Deus Pai, que assim, na imolação do Cordeiro Imaculado que é Cristo, Seu Amado Filho, restabelece a Sua Aliança de Amor com toda a Humanidade.
A Cruz tornou-de a partir deste momento na Árvore da Vida, dela me nutro, nela me comprazo, nas suas raízes cresço, nos seus braços eu me estendo.

quinta-feira, 21 de abril de 2011



Quinta-Feira Santa

Entrámos no tempo mais sagrado do Ano Litúrgico, em que revivemos e celebramos os Mistérios principais da fé católica: Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus.
Hoje, Quinta-Feira Santa, celebramos a instituição da Eucaristia e revivemos o gesto do lava-pés.
É a partir desta última ceia do Senhor Jesus, com os seus discípulos, que a Páscoa dos Judeus passa a ter, para nós, um sentido novo, de vitória sobre a Morte, que Jesus venceu na Cruz. Agora celebramos o Memorial da Morte e Ressurreição do Cordeiro Imolado, que é o próprio Jesus, o Filho Único e muito amado do Pai.
Na última Ceia Jesus, com o gesto do lava-pés, convida-nos a penetrar, de um modo mais profundo, no Mistério que se cumpriu, pela primeira vez, no Cenáculo naquela noite e que se se perpetua em cada Eucaristia, pois só assim será verdadeiro o Mandamento que nos deixou: amai-vos uns aos outros, como eu vos amei.



domingo, 17 de abril de 2011


E chegou o do Senhor dia da Aclamação da Realeza do Senhor Jesus - Domingo de Ramos.

"Quando chegou perto da descida do monte das Oliveiras, a multidão dos discípulos, aos gritos e cheia de alegria, começou a louvar a Deus por todos os milagres que tinha visto. Todos gritavam: “Bendito o rei, que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas!”
Do meio da multidão, alguns dos fariseus disseram a Jesus: “Mestre, repreende teus discípulos!”
Jesus, porém, respondeu: “Eu vos declaro: se eles se calarem, as pedras gritarão”.

Lucas 19, 37-40

Verdadeiramente Jesus é o Filho de Deus e a multidão, antes de se deixar manipular, explode em hossanas reconhecendo a Sua realeza.
É esta a certeza da fé que professo, em que Deus, enamorado das suas criaturas envia ao mundo o Seu Único Filho, em quem pôs todo o Seu enlevo, para salvar a Humanidade, para dar a salvação a cada homem. E Jesus numa comunhão total com Deus, não quer senão isso, glorificar a Deus entregando-se todo num acto de Amor total, na Cruz, seu trono de Glória.
Senhor Jesus, Filho de David, Filho do Deus Vivo, honra , glória e louvor te sejam dadas, hoje e sempre pelos séculos sem fim. Amen.

domingo, 10 de abril de 2011


E já estamos no V Domingo da Quaresma!
Para os diocesanos de Leiria-Fátima é o dia da Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima! Sim fazemos a nossa Peregrinação Anual no V Domingo da Quaresma de cada ano. E este ano o lema que nos guiou foi enquadrado no tema geral da carta pastoral de D.António Marto "CHAMADOS À CARIDADE", que estamos também a trabalhar nos grupos do retiro popular, proposto, pelo nosso bispo, para esta quaresma :"Com Maria e os Pastorinhos aprendemos o serviço humilde da Caridade".
Foi verdadeiramente um momento importante para todos os que puderam participar, onde, mais uma vez, fomos desafiados a viver a Caridade verdadeira no nosso dia dia, centrados no Único Amor, que é a Trindade Santíssima, como tão bem perceberam e praticaram os pastorinhos. Assim Nossa Senhora nos ajude e o Senhor Jesus nos guie ao longo da caminhada.
Os tempos de crise que agora vivemos pedem mesmo uma vivência da Caridade Verdadeira, a tempo inteiro!

quarta-feira, 6 de abril de 2011


Das leituras do dia de hoje

Cantai, ó céus! Exulta de alegria, ó terra! Prorrompei em exclamações, ó montes! Na verdade, o SENHOR consola o seu povo, e se compadece dos desamparados.
Sião dizia: «O SENHOR abandonou-me, o meu dono esqueceu-se de mim.»
Acaso pode uma mulher esquecer-se do seu bebé, não ter carinho pelo fruto das suas entranhas? Ainda que ela se esquecesse dele, Eu nunca te esqueceria.
Isaías 49, 13-15

Esta é a certeza da fé cristã, a garantia da fé que professo: o Senhor jamais se esquece de cada um de nós. Sim o Senhor Deus, em Jesus, vive em cada homem, vive também em mim.
Seria contrariar a sua própria natureza o esquecer-se de mim, de ti, de cada ser!
Por isso Senhor eu te louvo e bendigo. Obrigada meu Senhor e meu Deus por Te teres enamorado assim, tão totalmente, de cada uma das tuas criaturas. Tu, que conheces o mais íntimo de cada ser,no mais recôndito de si mesmo, como podes amar cada um de nós assim, na totalidade! Verdadeiramente só Tu, o Amor, podes amar infinitamente cada homem!
Que o meu coração se deixe repassar por TI, embeber de Ti.
Honra e louvor Te sejam dados hoje e sempre, pelos séculos dos séculos!

domingo, 3 de abril de 2011

Quaresma

Quarto Domingo da Quaresma

Este é o tempo favorável para estar mais com Deus.
No meio da tribulação e da angústia, o Senhor abre-nos os olhos e ilumina-nos com a Sua Luz. Se na semana passada O sentimos como a fonte de água vida que verdadeiramente sacia a nossa sede, hoje vemos a Sua Luz que nos guia até ao Pai. Ele não olha para o aspecto exterior das pessoas, mas penetra no mais profundo de cada homem e aí enche de Luz o mais recôndito dos recantos, o mais escuro dos buracos. A todos, nas mais variadas situações, Jesus oferece a Luz , ilumina o coração, dissipando todas as dúvidas.
Sim, Senhor eu creio que és Jesus o Filho do Homem, o Filho de Deus.


Uma santa caminhada até à Páscoa - 2011




sábado, 2 de abril de 2011

Mensagem inicial

Este é um blogue onde colocarei alguns dos trabalhos que vou fazendo, quer em conjunto, quer individualmente.